Cotidiano

EI usa franco-atiradores para impedir saída de civis de cidade no Iraque

BAGDÁ – O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) recorre a franco-atiradores para impedir que os civis abandonem a cidade iraquiana de Fallujah, atualmente cercada pelas forças iraquianas ? afirmou um porta-voz militar americano nesta sexta-feira.

? Os extremistas dispõem de franco-atiradores para cobrir os corredores de retirada formados pelas forças iraquianas para matar as pessoas quando tentam partir. Por esse motivo, os corredores são cada vez menos utilizados ? disse o coronel Steve Warren, em videoconferência de Bagdá.

Sob estrito controle do EI desde janeiro de 2014, Fallujah – na província sunita de Anbar, cerca de 50 km de Bagdá – sofre com a forte escassez de alimento e de remédios.

As forças do governo cercam a cidade quase totalmente e avançam no terreno pouco a pouco, disse Warren, citando um avanço de 350 metros na quinta-feira.

Ao mesmo tempo, os extremistas perdem terreno no Iraque, mas continuam lançando ataques, de modo regular, contra a população civil e contra as forças de segurança nas zonas sob controle do governo. Segundo o coronel Warren, quase metade das forças iraquianas está mobilizada na defesa de Bagdá.