Cotidiano

EI proíbe burcas para conter assassinatos de jihadistas por mulheres em Mossul

RIO ? O Estado Islàmico (EI) proibiu as mulheres de vestir a burca em alguns pontos da cidade de Mossul, Norte do Iraque, segundo a imprensa iraniana. A decisão vem como uma medida de segurança para conter os assassinatos de combatentes veteranos em centros de segurança por mulheres cobertas.

Esta é a maior cidade iraquiana controlada pelos jihadistas, onde a ofensiva militar provoca um drama humanitário e temores de uma avalanche de centenas de milhares de deslocados.

O grupo extremista costuma impor severas punições às mulheres que se recusam a vestir burcas, incluindo a morte. A proibição vale apenas para alguns pontos de Mossul, enquanto as mulheres de todas as outras regiões controladas pelo EI ainda deverão obedecer às regras dos jihadistas.

Em áreas liberadas do controle jihadista, a retirada da burca se tornou um símbolo de liberdade para as mulheres. No mês passado, elas foram fotografadas queimando os trajes e dançando após a expulsão dos combatentes extremistas em Manjib, na Síria.