Cotidiano

EI perde terreno, mas mata 32 membros do novo Exército na Líbia

LIBYA-CONFLICT-G222NOQKG.1.jpgTRÍPOLI – Pelo menos 32 homens das forças do governo líbio de união nacional (GNA) morreram, nesta quarta-feira, em um atentado com carro-bomba e em combates com o grupo Estado Islâmico (EI) – segundo boletim divulgado pelo GNA. As forças de unidade nacional têm avançado contra o grupo e dominaram uma cidade que estava em poder dos jihadistas.

“O número se ampliou para 32 mártires caídos hoje, e 50 feridos”, informou no Facebook e no Twitter a assessoria de imprensa das forças do GNA.

Segundo a página do Facebook do GNA, a explosão do carro-bomba aconteceu em Buairat el-Hassun, cerca de 60 km de Sirte, bastião do EI na Líbia.

Os efetivos do GNA disseram ter recuperado o controle dessa localidade, nesta quarta, depois de forçarem ontem os combatentes do EI a se retirar de Abu Grein, alguns quilômetros mais a oeste. Foi lá que os combates aconteceram, segundo o GNA.

As forças do governo de unidade e as do segundo governo, baseado no leste do país, e fiéis ao general Khalifa Haftar disputam quem será o primeiro a lançar uma ofensiva que consiga expulsar o EI de Sirte. A comunidade internacional vê essa rivalidade com preocupação, alegando que põe em risco os esforços contra os extremistas na Líbia.

Forças leais ao governo de união da Líbia, que tem apoio da ONU, obrigaram combatentes do Estado Islâmico a recuar para seu bastião em Sirta nesta quarta-feira, recuperando mais terreno perdido para os militantes no início deste mês, disse um porta-voz militar.

Em um comunicado televisionado das ruas de Abu Grain, Mohamed al-Gasri afirmou que as forças “libertaram” a pequena cidade e dois vilarejos próximos depois de combates intensos.