Cotidiano

Egito diz ter achado fuselagem de avião que caiu no Mediterrâneo

NOVA YORK – Após mais de duas semanas sem avanços na investigação sobre a queda do avião da EgyptAir no Mar Mediterrâneo, no mês passado, o Egito encontrou a fuselagem do Airbus A320. Até agora, apenas fragmentos do voo haviam sido identificados. Acredita-se que as 69 pessoas a bordo da aeronave na rota Paris-Cairo morreram no acidente de maio.

No início do mês, um navio de busca francês havia detectado sinais que poderiam ser das caixas-pretas.

Quase um mês após a queda da aeronave, as causas do acidente continuam um mistério. Por isso, encontrar as caixas-pretas é fundamental para descobrir o que aconteceu nos momentos finais do voo.

Estimava-se que um navio da empresa Deep Ocean Search (DOS), equipado com um robô para recuperar os gravadores a três mil metros, chegasse à área do suposto acidente em 10 de junho.

PEDIDO DE SOCORRO

A hipótese de ataque, inicialmente apresentada pelo Egito, perdeu terreno em favor de incidente técnico: alertas automáticos foram emitidos pela aeronave dois minutos antes de sua queda, sinalizando fumaça na cabine do piloto e uma falha do computador que gere os comandos.

As autoridades egípcias continuam a busca por destroços do Airbus A320 em uma área de cinco quilômetros no Mediterrâneo. Até agora, somente pequenos fragmentos da aeronave foram encontrados.

Com 66 pessoas a bordo, o avião desapareceu dos radares depois de decolar de Paris para o Cairo, em 19 de maio.