Policial

Efetivo policial do Paraná é um dos piores do País, aponta IBGE

Estado tem um PM para cada 630 habitantes, a segunda pior proporção no País

Curitiba – O Paraná tem um dos piores efetivos na Polícia Militar e Civil no Brasil, segundo a Estadic (Pesquisa de Informações Básicas Estaduais) divulgada na quarta-feira (26) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o levantamento, o Paraná possui o efetivo de 17.465 policiais militares, o que representa um PM para cada 630 habitantes, a segunda pior proporção no País, melhor apenas do que o Maranhão, onde o índice é de 1 por 881.

Ainda conforme o IBGE, o Estado tem um policial civil para cada 2.366 paranaenses, proporção que fica entre as cinco piores do País. O efetivo de agentes militares e civis no Paraná também está abaixo da média da Região Sul, que tem um PM para cada 583 habitantes, e um servidor da Polícia Civil para cada grupo de 2.152 habitantes.

O diretor de comunicação da Amai (Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas), coronel César Alberto Souza, informou que a partir de 2011 o Governo do Estado contratou cerca de 6.800 policiais e bombeiros, no entanto, aproximadamente três mil servidores saíram das corporações ou iniciaram a aposentadoria.

“Anualmente, 780 policiais e bombeiros se aposentam no Paraná, o que é inadiável por causa do processo compulsório por idade ou por 35 anos de serviço”, disse.

Descaso

O presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil no Paraná, Claudio Marques Rolim e Silva, classificou a falta de efetivo como “descaso histórico”.

“É uma falácia a declaração que vão aumentar os salários dos policiais ao invés de contratar mais servidores. No fim, nenhuma coisa acontece”, reclamou.

Além disso, o presidente considerou que a ausência de policiais coloca em risco o trabalho da corporação e aumenta a insegurança da população.

“A sociedade fica exposta e o policial permanece vulnerável quando trabalha sozinho”.

(Com informações do Bonde)