Cotidiano

Efetivo em baixa

 

Com um ano e meio de funcionamento, a Guarda Municipal teve redução da corporação. O cargo ainda é considerado pelos servidores como um estágio preparatório para disputar vagas em outras corporações, como as polícias Militar e Rodoviárias do Paraná e outros estados. A queda no efetivo é de 16%. Em fevereiro do ano passado eram 50 guardas municipais e hoje são 42. “Esse é um processo natural, onde os nossos guardas passam em novos concursos em função da formação elevada: temos muitos outros que estão se preparando para outros concursos”, afirma o diretor Proteção à Comunidade, José Avelino Novakoski, que coordena os trabalhos da Guarda Municipal.

O salário é considerado baixo quando comparado as demais corporações. Um guarda municipal recebe em média R$ 1.603,66. Já um soldado da Polícia Militar do Paraná ganha mais que o dobro, R$ 3.905. Apesar desse desequilíbrio, a vaga ainda atrai candidatos e neste ano a meta é aumentar o efeito para 118 guardas – por lei o máximo permitido é 120.

Avaliações

Os candidatos já fizeram a prova escrita, passaram por provas físicas e agora são avaliados na investigação social. São 76 candidatos aprovados que estão no curso de formação há quatro meses. “Esperamos concluir esse processo e aumentar o efetivo nas ruas: hoje são três equipes em três viaturas na cidade e duas no perímetro rural. Com os novos guardas vamos utilizar todas as sete viaturas em trabalho contínuo”, afirma Novakoski.

JOSIMAR BAGATOLI

Foto: Aílton Santos

Legenda: Guarda Municipal atualmente é composta por 42 servidores