Cotidiano

'Efeito Brexit' faz disparar venda de relógios suíços em Londres

38516222_16082005 - Divulgação - EL - Exclusivo - Relógios - Da esq para dir Officina del Tem.jpgLONDRES ? Os fabricantes de relógios suíços estão em festa com o que chamam de “efeito Brexit”: uma multidão de turistas tem comprado esses relógios em Londres, onde estão mais baratos por conta da desvalorização da moeda britância desde que o reino Unido anunciou que sairá da União Europeia.

Os turistas que mais acompanham essa tendência são os asiáticos, que tiveram seu poder de compra aumentado devido à desvalorização da libra. Desde o anúncio do Brexit, a moeda britânica caiu quase 14% em relação ao euro, e 18% frente ao dólar.

? Para os turistas asiáticos que fazem a conversão em relação à libra, isso faz com que os preços sejam muito mais interessantes para compras de relógios ? disse à “AFP” Jean-Daniel Pasche, presidente da Federação da relojoaria suíça.

Com a queda da libra, houve um consequente aumento das exportações de relógios para o Reino Unido, segundo Pasche. No entanto, não se sabe o que vai acontecer no longo prazo, pondera ele.

A desvalorização da moeda britânica causou uma disparidade de até 40% entre o Reino Unido e os Estados Unidos nos preços de alguns modelos de relógios, afirmou René Weber, analista da Vontobel.

Para evitar o surgimento de um “mercado cinza” (comprar relógios em um país e vendê-los em outro, embolsando a diferença de câmbio), várias marcas subiram seus preços localmente.