Cotidiano

Educadores premiados se recusam a participar de cerimônia com ministro

BRASÍLIA – Agraciados pelo Prêmio Capes Anísio Teixeira, os educadores Dermeval Saviani e Carlos Roberto Jamil Cury se recusaram a participar de cerimônia com o ministro da Educação, Mendonça Filho, realizada nesta quarta-feira. Eles decidiram não comparecer à entrega do prêmio, que reconheceu a contribuição de 12 profissionais para a educação brasileira, após saberem que o ato seria presidido pelo ministro.

Em comunicado enviado ao presidente da Capes, Abílio Baeta, os educadores explicaram seus motivos: “Nossa expectativa era que esta cerimônia se desse dentro dos espaços da agência e fosse presidida por Vossa Senhoria. Entretanto, a mudança do local nos colocou situação delicada”. Mais adiante, eles explicam: “ao aceitarmos essa indicação, entretanto, não podemos nos esquecer que estamos em posições opostas ao atual governo e isso nos constrange”.

Saviani e Cury finalizam as explicações ressaltando que a educação é importante para consolidar a “frágil democracia brasileira”. Na sua 8º edição, o Prêmio Capes Anísio Teixeira ocorre a cada cinco anos. Neste ano, 12 nomes foram agraciados, após serem indicados pela comunidade escolar e acadêmica, em duas modalidades: ensino básico e ensino superior. Os dois educadores que se recusaram a participar da cerimônia foram homenageados na modalidade educação básica.