Cotidiano

Educação sem ingerência

O prefeito Leonaldo Paranhos disse ontem que não há ingerência de partidos nas pastas da Educação e Saúde e que os secretários têm autonomia. “Nossos secretários têm autonomia para trabalhar e manter transparência nos recursos para assegurar os resultados. Temos de ter a meta de ter todas as crianças na escola e a meta de ter todas as nossas crianças aprendendo", disse.

A declaração foi na abertura do Seminário da Undime-PR (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná), evento que acontece no auditório da Univel e debate "Os desafios da Gestão Pública Municipal na Garantia do Direito à Educação de Qualidade". Dirigentes municipais de educação de todo o Estado participam do seminário.

Paranhos afirmou ainda que a educação é uma área que foi blindada para proteger os recursos e os investimentos necessários para garantir a qualidade do ensino.

Respostas

O evento reforça a busca de respostas para o setor, principalmente no que tange ao financiamento da Educação, ao planejamento para os próximos quatro anos e ao regime de colaboração, com reflexões sobre o aporte financeiro e a responsabilidade de cada ente envolvido, como União, Estado e municípios.

"São desafios que nos colocam em movimento constante para garantir os direitos à Educação", enfatizou a secretária de Educação, Márcia Baldini, que é vice-presidente da Undime no Estado. Ela lembrou o seminário em Cascavel cumpre a meta da entidade de descentralizar os trabalhos em prol da maior participação dos municípios. No ano passado, o evento foi realizado em Apucarana.

Sobre o evento

Cada tema programado para o evento conta com palestrantes de renome. Na manhã de ontem, por exemplo, o promotor da Vara da Infância e Adolescência, Luciano Machado de Sousa, abriu a série de palestras falando sobre "O papel do gestor na garantia do Direito à Educação", sendo seguido pelo professor Adalberto Domingos Paz, coordenador do PDDE/FNDE que abordou a temática "PDDE e a Gestão Municipal".

Nesta tarde o evento será retomado às 13h30, com a palestra "O Ensino Fundamental e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa", que será ministrada pela assessora e coordenadora do PNME na COEF-MEC, Erondina Barbosa da Silva.