Cotidiano

Educação mantém esforço para estabilizar quadro de funcionários

No dia 9 de janeiro deste ano acontecia a primeira Escola de Governo, implantada pelo prefeito Leonaldo Paranhos para que as secretarias municipais pudessem expor suas realidades, seus números e demandas. Neste dia, foi a Secretaria de Educação que expôs o seu diagnóstico e a falta de pessoal foi uma entre tantas preocupações detalhadas pela secretária Marcia Baldini naquela "aula inaugural".

O ano letivo estava para começar e o números eram preocupantes.

Faltavam 180 professores, sendo que deste total, 129 eram necessidades imediatas e 60 era para suprir os contratos que venceriam em fevereiro e março (estamos chegando a maio e mais contratos venceram em abril e vencerão no próximo mês). Além dos professores de Ensino Fundamental, faltavam também 51 professores de educação infantil e 105 zeladores.

Para suprir tamanha demanda, foi aberto emergencialmente um Teste Seletivo para a contratação de professores, professores de educação infantil e zeladores, e foram feitas novas convocações para agente de apoio que passaram no concurso de 2016, porém a luta para o preenchimento de vagas continua. Até agora a Secretaria de Educação já realizou mais de 800 convocações entre os diversos cargos (temporários e efetivos) e a intenção é que com o próximo concurso público seja possível estabilizar o quadro e aumentar o número de servidores efetivos.

Nesta manhã (28), o Órgão Oficial do Município divulgou a chamada de mais 70 agentes de apoio e 62 professores temporários. Além disso, durante todo o dia na Semed (Secretaria Municipal de Educação) acontece escolha de vagas para contratos temporários.

Pela manhã, 30 novos professores temporários tomaram posse do cargo e escolheram vaga. Outros 26 professores que já trabalhavam nas escolas na modalidade PS (Período Suplementar) e que fizeram o teste seletivo, mudaram a forma de contrato para temporário.

Este inclusive é outro fator que vem dificultando a estabilização dos quadros, já que o município conta com muitos professores trabalhando como OS, situação que não é ideal nem para o servidor e nem para a prefeitura. `À tarde, outras 19 pessoas devem assumir o cargo de Professor de Educação Infantil Temporário.