Educação

Educação inicia cronograma de matrículas para 2021

Educação inicia cronograma de matrículas para 2021

As escolas municipais e os Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) iniciaram os levantamentos necessários para a organização das turmas e a realização das matrículas e das rematrículas para o ano letivo de 2021. As unidades escolares realizaram o levantamento dos alunos que frequentarão a pré-escola I e II e o 1º ano e, para a maioria dos casos, a rematrícula ocorre automaticamente, sendo que a unidade escolar só contata a família para a assinatura do termo de matrícula e a renovação do comprovante de endereço.

Nos demais casos, em que o aluno não frequentava a rede municipal ou está ingressando para uma unidade escolar diferente, há datas específicas, que são detalhadas a seguir:

Idades obrigatórias

Vale ressaltar que as famílias precisam ficar atentas à idade obrigatória para o ingresso de crianças na escola. Toda criança de 4 e 5 anos, nascida respectivamente até 31 de março de 2017 e 31 de março de 2016, está em idade obrigatória de matrícula.

Matrículas novas em Cmeis

A partir dessa terça-feira (3) tiveram início as matrículas novas para Cmeis e Ceis (Centros de Educação – conveniados ao Município) para turmas de Infantil, Infantil I, II, III e IV (Pré-escola I). São 2.700 vagas.

No entanto, o encaminhamento para as matrículas ocorre conforme direcionamento do Setor do Cadun (Cadastro Único) e as famílias devem apenas ficar mais atentas ao acompanhamento on-line da lista de espera e às ligações do Setor.

Não é necessário comparecer à Secretaria de Educação ou à unidade escolar antes que o Cadun entre em contato.

Cmei XIV de Novembro

Até 5 de novembro, o Setor do Cadun também está realizando cadastros novos e/ou atualizações de cadastro para o Cmei Professora Nair Pandolfo Zaffari, do Bairro XIV de Novembro. Quem tiver interesse, deve agendar o atendimento por meio do telefone 4001-2861.

1º ano e pré-escola

Nos dias 12 e 13 de novembro serão realizadas as matrículas para o 1º ano, para alunos que já estão matriculados em escolas municipais ou nos Ceis conveniados. Já nos dias 16, 17 e 17 de novembro ocorrem as matrículas para a pré-escola para alunos oriundos de Cmeis, Ceis e escolas, bem como para alunos encaminhados pelo Cadun. As famílias de crianças que nunca frequentaram escola ou Cmei e que ingressarão no pré ou no 1º ano têm os dias 19 e 20 de novembro para efetivar a matrícula diretamente na escola.

Matrículas novas Ensino Fundamental

As matrículas novas para as séries iniciais do Ensino Fundamental, nos casos de alunos oriundos de outras redes de ensino, ocorrem nos dias 25 e 26 de novembro. E as matrículas por transferência, para os alunos das escolas municipais, serão nos dias 23 e 24 de novembro, mas será necessária a apresentação da declaração de matrícula da escola de origem.

Em março de 2020, a rede municipal contava com 30.413 alunos matriculados. Na última estatística, de setembro, o número era de 31.052. Nesse período, o Município recebeu 329 alunos da rede particular, por meio de transferência.

EJA

A partir do dia 1º de dezembro começam as matrículas para a EJA (Educação para Jovens e Adultos). O Município atende as séries iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e pessoas maiores de 15 anos que não frequentaram a escola ou que não puderam concluir essa etapa da vida escolar. Os interessados podem procurar a Secretaria de Educação ou qualquer uma das unidades que oferecem a EJA. Confira a seguir quais são:

– Centro Paulo Freire, Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 373 – Alto Alegre

– Escola Aníbal Lopes da Silva, Rua Siriema, 234 – Floresta

– Escola Atílio Destro, Rua Portugal, 1230 – Jardim Nova Itália

– Escola Francisco Vaz de Lima, Avenida Interlagos, 541 – Interlagos

– Escola José Henrique Teixeira, Rua Serra das Furnas, 1.462 – Morumbi

– Escola Maria Tereza Abreu de Figueiredo, Rua Xavantes, 1.389 – Santa Cruz

– Escola Profª Maria Aparecida Fagnani Soares, Rua Caieiras, 282 – Conjunto Riviera

– Escola Profª Maria dos Prazeres Neres da Silva, Rua André de Barros, 849 – Jardim União

– Escola Profª Maria Fumiko Tominaga, Rua Leonardo da Vinci, 858 – Tarumã

– Escola Zumbi dos Palmares, BR 277 – Km 572

Tempo Integral

Nos dias 1º e 2 de dezembro, desde que todos os alunos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental já estejam devidamente matriculados, as escolas que atendem a ETI (Educação em Tempo Integral) iniciam as matrículas para essa modalidade.