Educação

Educação em debate

Audiência pública municipal foi realizada da Unipar na sexta-feira para o debate de deliberação de Normas Complementares para a Modalidade da Educação Especial e da Organização do Atendimento Educacional Especializado para alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) Fase I do sistema municipal de Ensino de Cascavel.

O encontro reuniu representantes da rede de educação de Cascavel, do Legislativo, Ministério Público e outras entidades para os debates e palestras. A deliberação deve atender alunos com deficiência, transtorno global no desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Os serviços especializados visam eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização desses estudantes.

O assunto é discutido há três anos e a audiência pública ocorre como parte do processo para divulgar o assunto e normatizar os atendimentos. “Além desses debates da audiência, todas as escolas e Cmeis receberam o documento para análise e apresentação de sugestões”, afirma o conselheiro municipal de Educação e um dos relatores da deliberação, José César Sagrilo.

Sugestões

A expectativa é de que as sugestões sejam encaminhadas até o mês de maio, para então o Conselho Municipal de Educação, dar continuidade aos trâmites. “De 7 a 11 de maio faremos um alinhamento final e acreditamos que o documento será levado à plenária para deliberação até julho. É importante que a deliberação seja constituída por meio de vários segmentos e normatize aquilo que é necessário para o momento”, destaca Sagrilo.

A minuta de deliberação inclui 20 páginas com esclarecimentos sobre todas as fases e setores que envolvem a educação especial.