Educação

Educação do futuro: Univel investe mais de 10 mil m² em infraestrutura

O Centro Universitário está com três grandes obras em andamento: Centro Tecnológico, Hospital Veterinário e Centro Poliesportivo que marcam a nova fase da instituição

Na constante busca pela evolução da qualidade do ensino, o Centro Universitário de Cascavel – Univel está com três grandes obras em construção no câmpus: o Centro Tecnológico, o Hospital Veterinário e o Centro Poliesportivo. As obras com previsão de inauguração para 2019, foram projetadas com princípios sustentáveis e contam com instalações modernas para o ensino aliado a tecnologia de ponta, além de uma arquitetura contemporânea e impactante, sendo um verdadeiro convite a educação. “São investimentos altos e significativos, estamos apostando muito no desenvolvimento da região e acreditamos nas pessoas que desejam estudar na Univel, elas merecem o melhor”, declara o pró-reitor administrativo, Lucas Silva.

Centro Tecnológico

Inspirado nas melhores universidades do mundo, o Centro Tecnológico, vai comportar os novos cursos das áreas da saúde e engenharia. A obra tem aproximadamente 5 mil metros quadrados. Estão previstas uma série de precauções para que a edificação consuma menos energia e ao mesmo tempo proporcione conforto ambiental para o estudo, oferecendo boas condições psicológicas, higrotérmicas, acústicas, visuais, de qualidade do ar e ergonômicas. “A ideia é proporcionar uma nova prática de estudo para alunos e professores, fazendo com que tenham um motivo inspirador para o ensino e aprendizado. É uma obra marcante, de personalidade forte, com ar de tecnologia e que mostra a nova fase da Univel”, explica um dos arquitetos, Flávio Uren.

 

Hospital Veterinário

A edificação do Hospital Veterinário conta com área de 2.360 m² e faz menção a filosofia do seu objetivo maior: educar, desenvolver e humanizar. Desde a proposta da implantação, seus princípios são focados em promover a constante integração e humanização dos espaços, que interligam prédios existentes e novos em execução, até o incentivo do vínculo entre os espaços internos e externos. São 31 ambientes divididos entre laboratórios, salas de cirurgia, internamento, salas de aula e auditório, além da infraestrutura de apoio. “Um prédio dedicado a receber um Hospital Veterinário Universitário precisa proporcionar sua função técnica de ensino, pesquisa e desenvolvimento, além de conciliar o atendimento à comunidade se posicionando como um instrumento de mobilidade ao setor urbano que se encontra. A estética do projeto singulariza a identidade institucional ao mesmo tempo que integra e compõe o novo cenário do câmpus que está em fase de expansão”, explica Flávio.

 

Centro Poliesportivo

A obra tem como essência arquitetônica a valorização dos volumes e uma arquitetura contemporânea. O projeto do Centro Poliesportivo possui uma área de 4.840 m² metros quadrados, que incluem quadra de futebol society, quadra de tênis, quadra de vôlei de areia, pista de atletismo de 110 metros ao ar livre, piscina semi-olímpica, academia completa, estúdio de pilates, sala de dança e setor educacional, possibilitando que teoria e prática convivam juntas. Para o coordenador de Educação Física da Univel, Hemerson Soares, a construção de um Centro Poliesportivo significa o laboratório máximo que o acadêmico pode usufruir. “Vamos abranger as mais variadas modalidades esportivas. A ideia é que os alunos realizem os estágios aqui em nossa estrutura, podendo contar com uma vasta opção para o desenvolvimento das suas atividades, que certamente farão deles profissionais de excelência”, destaca Hemerson.

 

O melhor está por vir

Em fase de expansão, a Univel está com o olhar voltado para o futuro da educação e com foco em oferecer o que há de melhor no campo educacional, para acadêmicos, professores, colaboradores e comunidade. “Além da qualidade de ensino, estamos focados em proporcionar diferentes experiências de estudo. Todas as obras que estamos construindo na Univel são para que nossos alunos possam colocar em prática seus conhecimentos, aprender cada vez mais e assim garantir o sucesso no seu futuro”, ressalta Lucas.