Cotidiano

Educação de Cascavel pode ser monitorada contra furtos e vandalismo 

A previsão é de que salas de aula em escolas municipais e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e setores da Secretaria de Educação de Cascavel sejam monitorados.

Casos de furtos e vandalismo na rede municipal de educação têm sido frequentes e gerado prejuízos ao poder público.

Na última semana, a Escola Municipal Ita Sampaio, no Bairro Parque Verde, foi alvo de bandidos. Além de estragos na estrutura que deve passar por reforma, houve furto de materiais e equipamentos. Vários objetos foram deixados espalhados pelo chão.

A Prefeitura de Cascavel reabriu pregão eletrônico para garantir segurança incluindo compra de equipamentos, materiais, instalação e empresa especializada em segurança eletrônica.

“Atualmente nenhum estabelecimento possui câmeras de monitoramento, apenas alarmes”, explica em nota a Secretaria de Educação. O mecanismo, no entanto, não tem sido suficiente para inibir crimes.

Alarmes e câmeras

Ainda de acordo com a secretaria, “a princípio, todas as escolas terão alarmes e a instalação de câmeras será gradativa”.

O pregão eletrônico será realizado no dia 26 de janeiro às 14h30. Empresas interessadas no certame podem obter mais informações no site cascavel.atende.net (licitações).

Estaduais

A onda de arrombamentos tem atingido também escolas da rede estadual. Na semana passada, o Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone foi arrombado pela segunda vez em menos de um mês. Os bandidos levaram do local uma série de equipamentos, deixando um rastro de destruição e prejuízo.