Cotidiano

Educação: Cascavel tem currículo igual para todos, respeitando realidade de cada aluno

Educação: Cascavel tem currículo igual para todos, respeitando realidade de cada aluno

O auditório da Univel foi palco do Seminário de Educação Especial, que reuniu profissionais da educação municipal de Cascavel, com a presença de especialistas nas diferentes áreas da Educação Especial durante toda a sexta-feira (1º). A abertura do evento aconteceu na noite de quinta-feira (30), com a apresentação cultural dos alunos da Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo – Cetea e a entrega do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino – Fundamentos da Educação Especial Volume III.

De acordo com o vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, é necessário levantar discussões sobre as demandas das pessoas com deficiência e que é um grande desafio para o poder público no geral atentar para o que é preciso realizar. “Nós precisamos avançar muito ainda, pois às vezes não se dá prioridade absoluta para as necessidades das pessoas com deficiência”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, lembrou que o Currículo para a Educação Especial da Rede Municipal de Cascavel não traz conteúdos diferentes para os alunos com deficiência, mas promove a inclusão com a adaptação curricular, em que se trabalham os mesmos conteúdos com mediações diferentes, de acordo com as particularidades de cada aluno.

“O Currículo está construído e sabemos de todas as contribuições que toda a rede fez. Agora é o momento da formação continuada, da consolidação, produção e aquisição de materiais para que possamos dar condições para que os professores façam o seu trabalho de mediação de forma diferenciada com estes alunos, para que eles realmente tenham uma educação de qualidade”, enfatizou a secretária.

 

“TRABALHO DE TODOS”

A diretora do Departamento Pedagógico, Rosane Brandalize Correia, agradeceu a dedicação de todos os envolvidos no processo de construção do Currículo para a Educação Especial, em especial às famílias, que contribuíram compartilhando seus anseios e angústias. “Esse documento representa a concretização da luta dos professores, dos pais, daqueles que prezam pela educação de qualidade”.

A Coordenadora da Divisão de Educação Especial da Semed, Luciana Valquíria Gebert Nascimento, também destacou a ampla participação dos profissionais na elaboração do currículo: “A organização deste trabalho integrou diversos profissionais, para quem deixo meu reconhecimento e minha gratidão, em especial a equipe a qual eu faço parte, que todos os dias promove ações no sentido de fortalecer a base para uma Educação Inclusiva, com aporte às unidades escolares”.

 

O Seminário

Na sexta-feira, o Seminário contou com as palestras da Ma. Patrícia da Silva Zanetti, que abordou sobre o atendimento educacional especializado na área da deficiência visual; a Dra. Sonia Mari Shima Barroco, com o tema ‘O autismo nas “Redes”: Considerações educacionais’; e a Ma. Maria Valdeny Ferreira Gomes, que discorreu sobre ‘Conhecer para identificar e atender o sujeito com Altas Habilidades/Superdotação, na perspectiva do desenvolvimento humano’.

Os participantes também puderam assistir a apresentação do trabalho desenvolvido no Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Baixa Visão – CAP na Rede Municipal de Cascavel.

Na sequência dos trabalhos, foi realiza a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Centro de Capacitação de Profissionais e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, na Rede Municipal, e as palestras ‘A Educação como direito humano: primeiro passo para a inclusão da pessoa com deficiência intelectual’, com a Dra. Neide da Silveira Duarte de Matos; ‘Participação: um direito de todos’, com a Dra. Aneline Maria Ruedell; e ‘Aquisição e desenvolvimento da linguagem da criança surda’, com a Dra. Tânia Aparecida Martins.