Cotidiano

Educação ambiental é tema do Dia do Rio Iguaçu em Foz

Foz do Iguaçu – Ações ambientais executadas por escolas, entidades públicas e privadas para limpar e recuperar toda a extensão do Rio Iguaçu foram apresentados na manhã de ontem durante as comemorações do Dia do Rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu. O evento contou com a participação a vice-governadora Cida Borghetti que é a coordenadora do comitê de revitalização do Rio Iguaçu. Mais de 40 entidades públicas, privadas e da sociedade civil organizada participam do projeto liderado pelo governo do Estado com o apoio de prefeituras e governo federal.

“Os trabalhos de recuperação e preservação da bacia do Rio Iguaçu estão em andamento há dois anos. Todas as ações ocorrem com a união dos setores público e privado com a participação essencial da sociedade civil. Juntos, estamos revitalizando o rio mais importante do Paraná e toda a sua vegetação”, afirmou a vice-governadora, que foi a autora da lei que instituiu o Dia do Rio Iguaçu, comemorado ontem.

Com cerca de 1,3 mil quilômetros de extensão e 23 afluentes, o Rio Iguaçu é o maior rio do Paraná, sua bacia hidrográfica envolve 113 municípios e ocupa 33 % do território do Estado.

Cida Borghetti adiantou que nas próximas semanas o governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba anunciarão um grande plano de ação para a despoluição do Rio Belém, um dos principais afluentes do Iguaçu, que corta a capital.

De acordo com ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também esteve presente no evento, o governo federal está dispondo de recursos para a recuperação do rio. “O Ministério das Cidades é quem opera essa área e nós estamos fazendo uma ação integrada. Nas próximas semanas serão anunciados mais de R$ 1,2 bilhão em recursos de saneamento no Paraná. Todas as cidades estão envolvidas e em especial a recuperação do Rio Belém na capital”, explicou.