Cotidiano

Eduardo Oinegue é sondado para porta-voz da Presidência

BRASÍLIA – Assim que voltar de viagem a Nova York, quinta-feira, o presidente Michel Temer deverá definir o porta-voz de seu governo. O jornalista Eduardo Oinegue foi sondado e a expectativa no Planalto é que ele seja formalizado por Temer ainda nesta semana.

Oinegue foi publisher do IG e trabalhou nas revistas Veja e Exame. Nos últimos dias, se reuniu com o secretário de Comunicação do governo, Márcio Freitas, para discutir as funções relativas ao cargo.

O cargo de porta-voz foi extinto durante a gestão Dilma Rousseff, quando o responsável pela área, Thomas Traumann, foi promovido a ministro da Secretaria de Comunicação Social.

Com a decisão de ter um porta-voz, Temer recriará a vaga. A ideia do Palácio do Planalto é de instituir briefings diários à imprensa.

O presidente vem sendo cobrado internamente pela profusão de declarações, muitas vezes conflituosas entre ministros e auxiliares. E, com a recriação do cargo de porta-voz, buscará ter alguém que fale por ele oficialmente, evitando avaliações divergentes.