Política

Edson propõe Frente Parlamentar pelo plano de carreira dos servidores da saúde

Edson propõe Frente Parlamentar pelo plano de carreira dos servidores da saúde

O presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS), vereador Edson Souza (MDB), propôs a criação de uma Frente Parlamentar na Câmara de Vereadores, durante a sessão de segunda-feira (19). O objetivo é discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da saúde de Cascavel.

Edson destaca que já foi organizada uma comissão técnica para dar apoio, e acredita que a Frente Parlamentar deve auxiliar na abertura de diálogo entre os trabalhadores e o Governo Municipal. “O plano de carreiras é uma luta dos funcionários da saúde de Cascavel, e pretendemos ajudar nessa luta, pois foram esses profissionais que foram para linha de frente, mesmo com medo e receio da covid-19. Nada mais justo que eles sejam reconhecidos pelo trabalho desenvolvido, não só nesse momento”, afirma o vereador.

O plano de carreira deve ser construído em conjunto, com os servidores do município e a gestão, permitindo assim um amplo debate. O PCCS é importante para determinar as progressões, salários e dar segurança aos servidores durante a carreira. “Nós gostaríamos de equiparar o valor salarial, de forma que seja justo com a categoria”, comenta Edson.

Aprovação da PL 2654/2020

Com relação aos salários, a Comissão de Saúde já havia apresentado, durante sessão, uma moção de apoio pela aprovação da PL 2654/2020, que institui o piso nacional dos profissionais de enfermagem, que está em tramitação no Senado Federal. Como demonstração de apoio, o vereador Edson também participou da carreata pela aprovação do piso salarial da categoria.

Em Cascavel, mais de 200 veículos participaram do ato. “A enfermagem é a base da saúde em nosso país e, no momento em que vivemos, estamos ainda mais próximos do trabalho dessas pessoas. Costumamos elogiar e aplaudir esses profissionais, mas a maneira correta de aplaudir esse pessoal é pagando um salário justo”, finaliza Edson.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC