Política

EDITORIAL: Rumo ao futuro

Com uma das maiores frotas do mundo em termos proporcionais, com uma média de 1,4 pessoa por carro em circulação, isso sem considerar os que vêm de outras cidades, Cascavel precisa de um plano de mobilidade avançado. E com urgência! Após vários meses de estudo de um projeto pego em andamento, o prefeito Leonaldo Paranhos apresenta o Projeto de Mobilidade de Trânsito Humanizado, que visa tornar mais ágil transitar pelas principais vias da cidade.

Com mais de 300 mil habitantes, polo de saúde e educação, Cascavel precisa abandonar alguns “luxos” de cidade pequena e se amoldar ao seu novo perfil. Ainda que tenha vias largas e organizadas, o pouco espaço para abertura de novas avenidas e a grande frota de veículos exigem planejamento para daqui 20, 30 anos, a considerar o ritmo em que a cidade cresce.

Embora a ideia de fazer corredores do transporte coletivo na faixa da esquerda tenha causado mais dor de cabeça que praticidade, especialmente considerando o fluxo de passageiros que terão obrigatoriamente de atravessar a avenida e a adequação dos ônibus (que precisam trocar de lado as portas), o jeito é remediar, e encontrar soluções inteligentes. E foi o que o prefeito buscou fazer.

Uma delas é um estudo que vai além da “onda verde” nas principais avenidas. Ele prevê a sincronia dos semáforos, com ajustes para dias da semana, horários de pico, madrugadas e fins de semana. Afinal, a vida não corre apenas do trabalho para casa e de casa para o trabalho.

Aos poucos, o trânsito de Cascavel vai ganhando novos ajustes e migrando para um sistema planejado, atendendo à demanda que a cidade já vem impondo, exigindo cada vez mais sinergia entre setor produtivo e poder público.