Política

EDITORIAL: Quem tem vergonha

Você sente vergonha de algum político? A pergunta feita a 2.002 brasileiros pela Paraná Pesquisas revelou que, para 26,4%, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o político que mais envergonha o Brasil. A lista inclui dez nomes. Depois dele aparecem o presidente Michel Temer (MDB), com 20,3% de menções, o senador Aécio Neves (PSDB), 11,7%, e Sérgio Cabral (MDB), 10%.

A lista continua… a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi citada por 8,6% dos entrevistados; o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (MDB) por 5,4%; o deputado Jair Bolsonaro (PSL) por outros 4,9%; a senadora Gleisi Hoffmann (PT) por 2,2%; o senador Renan Calheiros (MDB) por 1,7%; e, Geraldo Alckmin (PSDB) por 1%.

Dessa lista, dois foram presidentes da República, um continua como presidente, dois disputaram eleições para a Presidência e um é pré-candidato. Será que estamos bem representados?

O mais estranho é que a mesma pesquisa revela que, se as eleições fossem hoje, 27,6% dos brasileiros entrevistados votaria em Lula para presidente, mesmo estando preso. Como entender algo dessa natureza?

Em tempos em que quase todo o mundo discute política devido à expansão das redes sociais, os números revelam um cenário difícil de ser explicado.

Parece que parte da sociedade ainda não consegue ver um cenário otimista para o País quando o assunto é política e que as denúncias de corrupção não surtiram o efeito imaginado. Por outro lado, também denota que a disputa nacional segue indefinida, já que dificilmente Lula será candidato.

Os números completos do levantamento estão disponíveis no site do Paraná Pesquisas e no TSE, registrados sob o número BR-02853/2018. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.