Política

EDITORIAL: O Paraná - 42 anos de muita história

O Jornal O Paraná completa hoje 42 anos de muita história. Uma trajetória que se confunde com a própria história da região oeste e de todo o Paraná, devido à sua atuação intensa na luta por bandeiras que visam ao desenvolvimento social e econômico de toda a população.

Ao longo dessas mais de quatro décadas, o jornal registrou acontecimentos históricos, como as diretas já, a primeira eleição para presidente após o fim da ditadura militar, a aprovação da Constituinte de 1988, o surgimento de movimentos sociais e a luta pela reforma agrária, os planos econômicos que visavam combater a inflação e a instabilidade monetária. Registrou dois Mundiais que o Brasil venceu, e tantos outros que a Seleção Canarinho perdeu. Em suas páginas foram estampadas grandes conquistas da região, como a criação da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), o Hospital Regional que depois se tornou Hospital Universitário do Oeste do Paraná, a duplicação da BR-467 entre Cascavel e Toledo, a Ferroeste (Ferrovia do Oeste do Paraná), o Porto Seco, a consolidação da Itaipu Binacional. E mantém a defesa por outras bandeiras históricas, como a duplicação da BR-277 entre Foz do Iguaçu até Curitiba, a construção do Aeroporto Regional, a criação da Região Metropolitana do Oeste, a desocupação de terras produtivas.

Com uma postura ética e voltada ao bem-estar da população, atua fortemente no combate à corrupção. E foi sua linha editorial independente que causou ao jornal boicote por parte do governo do Estado, durante o último ano do Governo tucano de Beto Richa, que cessou as publicações pagas no jornal como represália pela publicação das promessas não cumpridas e pelos diversos escândalos envolvendo políticos, secretários e o próprio ex-governador. Boicote este que apenas reforçou ao Jornal O Paraná a importância de manter-se sempre fiel ao seu compromisso com seus leitores, que merecem hoje nosso muito obrigado por todo o respaldo dado nesses 42 anos!