Política

EDITORIAL: A solução é abandonar o Brasil?

Crise econômica. Violência desenfreada. Corrupção. Falta de emprego. Perda de poder aquisitivo. Falta de perspectivas… Os motivos para abandonar o Brasil parecem muitos. E, para muitos, suficientes. Tanto que mais de 21,2 mil pessoas trocaram este país tropical por outra nação no ano passado. O número é mais que o dobro do registrado em 2013, quando 9,8 mil pessoas comunicaram a Receita Federal que estavam deixando em definitivo o Brasil.

Conforme a ONU, o Brasil só fica atrás da Colômbia em termos de migrantes extrarregionais: 1,3 milhão de brasileiros residem fora da América do Sul.

Mas a solução é mesmo abandonar o Brasil? Talvez sim, mas ainda existem muitos motivos para ficar e tentar arrumar a casa.

Como todos sabem, o Brasil é um país riquíssimo, seja em recursos minerais seja pelo próprio povo e sua imensa vontade de dar certo. Claro que a corrupção estraga e a violência só piora, mas são problemas que podem ser resolvidos. Outros países resolveram.

Mas para isso algumas questões são fundamentais. A melhora na educação, sem sombra de dúvida. Os brasileiros não reconhecem mas têm uma importante ferramenta nas mãos: a cada dois anos vão às urnas escolher quem governa. É um poder e tanto, ainda não valorizado na medida em que se deve.

Claro que o discurso de um político em campanha é muito distante do que ele faz na prática, e a estrutura de marketing ajuda a transformar líderes de fachada, mas a maquiagem não dura o baile todo. Com um pouco de atenção e senso crítico, é possível separar o joio do trigo, a manchete da fakenews. Só depende de nós, brasileiros, para moldarmos um futuro que nos faça querer continuar neste paraíso chamado Brasil.