Cotidiano

Editora Muiraquitã faz 25 anos e lança nova antologia

NITERÓI – Como parte das comemorações pelos seus 25 anos, a Editora Muiraquitã lança na próxima quarta-feira a antologia “O perfume da palavra — Vol V”. A publicação, que também marca o centenário do poeta Horácio Pacheco, será lançada na sede da Academia Niteroiense de Letras, às 17h.

O livro faz parte de um projeto que reúne poemas, contos e crônicas dedicado aos poetas e escritores do mundo lusófono, com o objetivo de revelar novos talentos da literatura. Esta edição, uma homenagem ao niteroiense Horácio Pacheco, apresenta uma colagem especial de trabalhos literários, com participação de autores nacionais e internacionais ligados de alguma forma à sua obra.

Segundo a editora de arte da Muiraquitã, Raquel Almeida Lima Ribeiro, o conceito do livro foi todo montado em cima da poesia leve de Pacheco.

— São temas que falam dos anseios para o nosso futuro e refletem questões do passado que influenciam nele. Nessa antologia, com prefácio de Márcia Pacheco Peçanha, reunimos 39 autores. A coletânea também traz um belo poema do Alberto Araújo em homenagem ao Horácio Pacheco — conta.

MAIS DE 300 TÍTULOS PUBLICADOS

A Muiraquitã foi inaugurada em 1991, e é considerada a editora mais antiga de Niterói em atividade. Seu primeiro livro foi publicado durante a conferência mundial Eco-92, realizada no Rio. Desde então, cerca de 300 títulos foram publicados, contemplando não só escritores niteroienses, mas também artistas de todas as partes do Brasil e do exterior. A antologia “O perfume da palavra — Vol V” foi organizada pela editora Labouré Lima.

A Academia Niteroiense de Letras fica na Rua Visconde de Uruguai 456, no Centro. A entrada é franca.