Cotidiano

Editor de jornal desafia Mark Zuckerberg a debate sobre censura

download.jpg

RIO ? Espen Egil Hansen, editor do jornal norueguês ?Aftenposten?, conseguiu uma rara vitória sobre o Facebook em debate sobre a retirada do ar de publicações na rede social com a histórica imagem da ?menina de napalm?, que foram restabelecidas, junto com um pedido público de desculpas da companhia. Nesta terça-feira, em artigo publicado no jornal britânico ?Guardian?, Hansen desafia Mark Zuckerberg, cofundador e diretor executivo do Facebook, a uma discussão aberta sobre censura.

?Nossa vitória foi apenas simbólica. Só fez o Facebook ver o que todo mundo estava vendo: esta imagem é um documento sobre os horrores da guerra, não nudez?, escreveu Hansen. ?Isso me traz ao meu mais importante objetivo ? fazer com que Mark Zuckerberg pessoalmente se envolva na questão?.

Segundo Hansen, o ?silêncio não surpreende?, já que o Facebook não quer ser visto como uma companhia de mídia, mas apenas como uma plataforma de tecnologia onde conteúdos são distribuídos.

?É uma questão de aparências. O Facebook pode não ser uma companhia de mídia, mas por outro lado, não é apenas uma plataforma neutra, como a censura do documentário ?O terror da guerra? mostra claramente?, disse o editor.

De acordo com os números do Facebook, a rede social possui cerca de 1,7 bilhão de usuários em todo o mundo. Provavelmente, todos os veículos de comunicação do mundo usam a plataforma para distribuição de conteúdo. Se houver algum que não use, certamente seu conteúdo é distribuído na rede pelos seus leitores.

?Uma parte crescente a população aponta o Facebook como sua principal fonte de informação sobre o que acontece no mundo. Zuckerberg é de fato o mais poderoso editor-chefe do globo. Sua influência é maior do que todos os Rupert Murdochs deste mundo poderiam sonhar?, escreveu Hansen. ?Zuckerberg exerce sua responsabilidade editorial por meio de algoritmos avançados, que contram as informações que devemos ver ou não. (…) Cloar que os algoritmos, um conjunto de regras feito por humanos, não precisa trabalhar desta forma. Esta é uma escolha sancionada pelo editor: Zuckerberg?.