Cotidiano

Editor da BBC comenta lista de melhores filmes do século XXI

LONDRES ? É curioso imaginar como filmes modernos serão vistos no futuro e a BBC lançou recentemente uma lista com os melhores longas-metragem do século XXI (até agora) que causou muito debate na internet. O editor de cultura da BBC, Matthew Anderson, que organizou a votação com 177 críticos, participou da seção de perguntas e respostas do Reddit e comentou alguns detalhes da pesquisa, entre eles um dos pontos mais polêmicos: os filmes que não entraram na lista. Links eleição de filmes

“Eu fiquei surpreso com a ausência de grandes cineastas do século XX, como Spielberg, Herzog”, escreve. “‘Cidade dos sonhos’ como ganhador dividiu as pessoas, mas muita gente no Facebook questionou a inclusão de ‘Moulin Rouge’ e ‘Spring Breakers’ e a ausência de ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘Os infiltrados’.”

Anderson disse ter ficado surpreso com a ausência de “Whiplash” (ganhador de três Oscars em 2015) e de “Birdman” (Oscar de melhor filme no ano), que segundo ele ficou de fora por pouco.

“Eu gostaria de ter visto mais documentários na lista, ‘Grizzly man’, do Herzog, por exemplo. Eu achei que ele entraria”, continua. “Alguns dos filmes que ficaram de fora por pouco foram “Elefante” (Gus Van Sant), ‘Birdman’ (Alejandro G. Iñárritu), ‘Persépolis’ (Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi), ‘Minha Winnipeg’ (Guy Maddin) e ‘Embriagado de amor’ (Paul Thomas Anderson).”

Anderson falou também sobre os filmes que ele não gosta, mas entraram na lista.

“Alguns filmes que eu considero terríveis me desapontaram (mas não surpreenderam) por se sair tão bem, como ‘Amélie Poulain’ e ‘A rede social’. Mas também houve aqueles que eu fiquei feliz por irem muito bem sem eu esperar, particularmente ‘Inside Llewyn Davis’.”

Segundo o editor da BBC, para criar a lista eles perguntaram aos críticos quais eram os filmes pelos quais eles se sentiam mais apaixonados e gostaram mais ? fazendo questão de mencionar que animações, documentários, curtas, filmes experimentais, todos podiam entrar. Cada crítico deu um ranking de 10 filmes e o primeiro lugar de cada lista ganhou 10 pontos, o segundo 9 e assim por diante.

Anderson disse ainda que eles procuraram centenas de críticos e tiveram respostas de 177, de todos os continentes. A lista com os votos de cada um por ser vista neste link.

“No geral, achei uma seleção bem eclética de filmes”, concluiu. “Há uma clara tendência a filmes sérios sobre temas pesados e filmes de língua inglesa. Mas isso não tira a variedade da lista. Há todo tipo de filmes lá e eu fiquei feliz com ela.”

Ele comentou também as críticas ao tema da lista: como fazer uma seleção de filmes do século XXI se ainda estamos em 2016?

“Acho que muitas vezes o tempo santifica filmes como ‘grandes’ e os críticos tendem a votar em obras mais antigas. Por exemplo, quando fizemos uma enquete sobre os melhores filmes americanos de todos os tempos, tivemos apenas seis produções feitas depois de 2000. Esse foi um dos motivos pelos quais eu quis fazer essa votação sobre filmes na memória recente.”