Política

Edgar nas mãos do Legislativo

As contas referentes a 2013 do ex-prefeito Edgar Bueno (PDT) serão o centro das atenções na sessão da Câmara de Vereadores da próxima terça-feira (27). É que os vereadores irão votar o relatório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que aprovou as contas, mas com ressalvas.

A Comissão de Economia, Finanças e Orçamento do Legislativo manteve o parecer do Tribunal, mas para tenha validade, é preciso ser apreciado em plenário.

Para ser aprovado, são necessários apenas sete votos. Se isso não acontecer, o ex-prefeito perde os direitos políticos por oito anos, fica inelegível e não poderá concorrer a um cargo nas eleições de outubro. Nos bastidores da Câmara, vereadores afirmam que Edgar tem quatro votos garantidos e terá que fazer uma boa articulação para conseguir chegar aos sete. “Eu acho que passa, mas será com sete votos”, disse um vereador.

O ex-prefeito, que atualmente é secretário de Assuntos Estratégicos no governo do Estado, terá que “rebolar” como no diz o jargão popular para conseguir fechar o número de votos necessários. Alguns vereadores sugerem que as constantes denúncias de supostas irregularidades, principalmente na pasta da educação na gestão passada, podem pesar na hora do voto em plenário.

Ressalvas

As ressalvas que o TCE-PR interpôs às contas de Edgar são referentes a fontes de recursos com saldos descobertos (saldo financeiro negativo por fonte de recursos) e ainda em decorrência de diferenças nos registros de transferências constitucionais como, FPM, ICMS, IPVA e royalties de Itaipu.