Cotidiano

Ecoponto: você sabe o que pode ser descartado no local?

Marechal Cândido Rondon – O processo de descarte de lixo de maneira seletiva é considerado uma das formas mais eficientes de evitar a poluição do meio ambiente. Em Marechal Cândido Rondon, por meio do Ecoponto, é possível o descarte correto de papel, plástico, vidro, madeira, entulhos de construção (para pequenos geradores), eletrônicos, eletrodomésticos, galhos, folhas e gramas, roupas e calçados.

O diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, Luiz Alberto Trentin, o Sassá, ressalta sobre os itens que não são recebidos pelo Ecoponto. “Não recebemos resíduos de indústrias, lâmpadas, pilhas, medicamentos, borrachas e pneus, lã e fibra de vidro, estopas e substâncias como graxa, óleo, combustível e derivados”, pontua Sassá.

Ele destaca ainda que o alerta é necessário, visto que algumas pessoas estão deixando no portão do Ecoponto materiais que não são aceitos, como pneus. “Vamos tentar identificar os responsáveis pelo descarte indevido, para que as providências sejam tomadas”, adianta.

Além disso, Sassá chama a atenção para que as pessoas já levem os materiais separados. “Ao chegarem ao Ecoponto, serão elas mesmas que depositarão os materiais nos locais apropriados. Por isso, a orientação é de que já levem os itens separados”, diz.

Atendimento

O Ecoponto de Marechal Rondon atende aos sábados, das 7h30 às 11h45, e das 13h30 às 17h. De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 7h30 às 11h45 e das 13h30 às 18h45. O Ecoponto fica localizado no parque de exposições, fundos do estádio municipal.

Lâmpadas

Para quem não sabe onde descartar lâmpadas, a Cooperagir (Cooperativa de Agentes Ambientais de Marechal Rondon), por meio de uma empresa, informa que recolhe lâmpadas mediante pagamento de uma taxa simbólica, por unidade. A Cooperagir fica localizada na Rua 7 de Setembro, 1.934.

Dúvidas sobre descarte de outros materiais não aceitos no Ecoponto podem ser sanadas com o engenheiro ambiental da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, Marcos Chaves, no paço municipal rondonense.