Cotidiano

Economia tem solidez para passar por turbulência externa, diz Fazenda

2016 910936357-2016 910866172-201605202006239624.jpg_20160520.jpg_20160521.jpgBRASÍLIA – O Ministério da Fazenda divulgou nota nesta sexta-feira afirmando que as condições de financiamento da dívida pública brasileira permanecem sólidas neste momento de volatilidade nos mercados financeiros em função da decisão dos cidadãos britânicos de retirar o Reino Unido da União Europeia. Segundo a nota, ?a situação do Brasil é de solidez e segurança? apesar da turbulência internacional.

brexit brasil 2406

O texto cita o ?expressivo volume de reservas internacionais?, o amplo colchão de liquidez do país e a ?recente melhora nos indicadores de confiança e na percepção de risco do país? para argumentar que o país tem fundamentos ?robustos? para passar pela volatilidade dos mercados. Além disso, a Fazenda lembra na nota que a dívida pública federal brasileira é composta majoritariamente de títulos denominados em reais e lembra que o governo ?anunciou medidas fiscais estruturantes de longo prazo?, o que daria segurança para a economia brasileira.

?Nesse contexto, o Brasil está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa?, diz a nota.

Mais cedo, o Banco Central já havia divulgado uma nota na mesma linha, afirmando que a economia brasileira é robusta para enfrentar os movimentos decorrentes do processo de saída do Reino Unido do bloco da União Europeia mas ponderando que a autoridade monetária está em monitoramento contínuo dos mercados global e doméstico e adotará medidas se necessário.