Cotidiano

Economia encolheu 0,91% em agosto nas contas do BC

259324230_1-3.jpg

RIO – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), caiu 0,91% em agosto sobre julho, segundo dados dessazonalizados divulgados pelo BC nesta quinta-feira.

O resultado veio pior que a previsão de recuo de 0,69%, apontada por analistas em pesquisa Reuters. O IBC-Br incorpora projeções para a produção nos três setores básicos da economia (serviços, indústria e agropecuária), também considerando o impacto de impostos sobre os produtos.

Durante quase todos os meses de 2016, o índice ficou no campo negativ. As exceções foram registradas em junho e abril. A expectativa dos economistas do mercado financeiro era que ? após o afastamento da presidente Dilma Rousseff ? os indicadores passassem a ficar no azul.

O IBC-Br foi criado pelo BC para ser uma referência do comportamento da atividade econômica que sirva para orientar a política de controle da inflação pelo Comitê de Política Monetária (Copom), uma vez que o dado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) é divulgado pelo IBGE com defasagem em torno de três meses. Tanto o IBC-Br quanto o PIB são indicadores que medem a atividade econômica, mas têm diferenças na metodologia.

O indicador do BC leva em conta trajetória de variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (indústria, agropecuária e serviços).

Já o PIB é calculado pelo IBGE a partir da soma dos bens e serviços produzidos na economia. Pelo lado da produção, considera-se a agropecuária, a indústria, os serviços, além dos impostos. Já pelo lado da demanda, são computados dados do consumo das famílias, consumo do governo e investimentos, além de exportações e importações.