Cotidiano

Economia da China cresce 6,7% no terceiro trimestre

PEQUIM ? O crescimento da economia da China foi de 6,7% no terceiro trimestre, a mesma taxa entre janeiro e junho e seguindo as expectativas do mercado, refletindo uma estabilização na segunda economia mundial.

“A economia nacional avançou de maneira firme, e a qualidade (do crescimento) melhorou, com o emprego no geral melhor que o esperado”, destacou o Escritório Nacional de Estatísticas da China em comunicado divulgado nesta quarta-feira. O governo chinês estabeleceu uma meta de crescimento de entre 6,5% a 7% para o ano. Em 2015, o crescimento econômico da China foi de 6,9%, a mais baixa em 25 anos.

Analistas consultados pela Reuters esperavam que o produto interno bruto (PIB) crescesse 6,7 por cento no período de julho a setembro, estável em relação ao primeiro e ao segundo trimestre.

As exportações caíram este ano, devido à fraca demanda global, mas os dados mostram que as vendas no varejo cresceram 10,4% nos primeiros três trimestres do ano, um aumento de 0,1% em relação ao primeiro semestre.

O crescimento tem diminuído regularmente ao longo dos últimos cinco anos, o governo chinês tenta trazer o país para uma expansão mais lenta e auto-sustentável que se baseia no consumo local em vez de comércio e investimento.