Variedades

Ecomuseu abre exposição sobre a história de Alfredo Andersen

No dia 17 de maio, às 19h, o Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, recebe a exposição Alfredo Andersen, Traços e Cores do Paraná? do MAA (Museu Alfredo Andersen). Serão expostos retratos, cenas de gênero, paisagens e objetos pessoais do artista, que é considerado o pai da pintura paranaense. A exposição permanece até 2 de setembro de 2018.

A mostra conta a trajetória do artista norueguês que desenvolveu sua pintura na Europa, em Paranaguá e também em Curitiba. Na capital paranaense, ocupou sua casa como residência da família, ateliê e escola de arte, onde atualmente é o Museu Alfredo Andersen, que abriga boa parte do acervo do artista. Foi o primeiro artista visual a atuar profissionalmente em ateliê de arte no Estado.

O artista foi professor de inúmeras personalidades como Estanislau Traple, Theodoro de Bona, Lange de Morretes, José Daros, Helena Wong, Domício Pedroso, entre outros.

Segundo a diretora do MAA, Débora Maria Russo, suas obras são classificadas em três estilos: retratos e autorretratos, cenas de gênero e paisagens. Ele pintava retratos e autorretratos de caráter afetivo, como também os que eram encomendados. Já as paisagens feitas por ele eram campestres, urbanas e marinhas. Também pintou cenas de gênero e família com a sua imaginação e pinceladas despreocupadas, comenta Débora.

Serviço
O que: Exposição Alfredo Andersen, Traços e Cores do Paraná
Quando: 17 de maio, às 19h; até 2 de setembro
Quanto: R$ 14 e R$ 7 a meia-entrada
Informações: [email protected] e (45) 3520-5816
Onde: Ecomuseu de Itaipu, Av. Tancredo Neves, 6.001, Foz do Iguaçu
Horário: terça a domingo, das 8h às 17h