Cotidiano

Ebserh assina termo, mas administração depende do Ministério da Economia

Ainda há um longo caminho pela frente

Brasília – A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) confirmou a assinatura do termo de compromisso que pode resultar na assinatura de contrato para que a assuma a gestão do Hospital Regional de Toledo, no oeste do Paraná, mas ainda há um longo caminho pela frente, que passa inclusive pela liberação do Ministério da Economia.

O documento firmado na sede da estatal pela Prefeitura de Toledo, pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e pela própria Ebserh prevê etapas a serem cumpridas pelos envolvidos num período de 18 meses. 

A próxima ação da Ebserh é o deslocamento de profissionais ao hospital para realizar um diagnóstico nas áreas de pessoal, orçamento e finanças, assistencial, ensino e pesquisa, patrimonial, contratos e infraestrutura.
“A presença da Ebserh em Toledo atende mais um compromisso da estatal e do governo de apoiar e promover o ensino, a pesquisa e assistência em todo o País. Essa assinatura marca a continuidade de um trabalho que traz responsabilidades a todos os envolvidos, e que pode melhorar ainda mais os serviços oferecidos na região”, destacou o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira.

Após a conclusão do diagnóstico, ele será submetido ao Ministério da Economia, órgão que aprova o quadro de pessoal da unidade e a consequente realização de concurso público. Essa autorização é um pré-requisito para que a Ebserh assuma o hospital e inicie a gestão.

“Temos consciência dos desafios que precisamos superar para que todos os resultados sejam colhidos. A presença de um hospital universitário para campo de prática dos alunos de Medicina na região é essencial e é nesse sentido que vamos avançar”, comentou o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca.

Da parte da prefeitura, as principais iniciativas são: realizar adequações da infraestrutura física e tecnológicas, incluídas a reavaliação e a aquisição de equipamentos e mobiliários, a regularização de registros nos órgãos federais, estaduais e municipais, garantir a prestação dos serviços públicos de saúde e custeio do hospital e a cessão do hospital à universidade. Com a cessão, ele poderá se tornar um hospital universitário federal e assim fazer parte da Rede Ebserh. “Essa assinatura é um grande desejo de toda uma região que produz muito para o País. Vamos fazer os últimos ajustes na estrutura do hospital para deixar tudo pronto para a chegada da Ebserh”, disse o prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi.