Cotidiano

Eataly vai abrir parque temático gastronômico na Itália

EatalyWorld.jpgRIO – Se o Eataly já é uma verdadeira atração artística nas cidades onde funciona (como Nova York, Turim e São Paulo), imagine se abrisse uma espécie de “parque temático” destinado à culinária italiana? É isso que vai em 2017 com a inauguração do FICO Eataly World, em Bolonha.

O complexo, com inauguração prevista para setembro do próximo ano, terá 25 restaurantes, três bares e 40 pequenas “fábricas rurais”, onde o visitante poderá acompanhar o processo de feitura de alimentos como massas e queijos. Esses produtos também serão vendidos no local.

BV Eataly

A proposta do FICO Eataly World é mostrar aos visitantes de onde vêm os produtos mais tradicionais da gastronomia italiana. Por isso será dividido em seis áreas temáticas, cada uma destinada a um grupo de alimentos específico: carnes; laticínios; frutas e verduras; cereais; bebidas e molhos; e sobremesas.

Com 80 mil metros quadrados, o complexo abrigará grandes áreas de pasto (9 mil metros quadrados) com bois, vacas, cabras etc., além de pomares, hortas e jardins. A ideia é que esse espaço mais rural tenha um propósito educativo, mostrando a origem da comida que é vendida nas lojas e servida à mesa. Haverá roteiros específicos por essa área e pelas pequenas fábricas.

Mas haverá também excentricidades, típicas dos melhores parques temáticos, como fontes de Nutella e um lago de azeite de oliva, onde será possível fazer passeios de gôndola. Essa “fantástica fábrica de comida italiana” ganhará também, em 2018, um Eataly Hotel, também totalmente voltado à essa temática, com capacidade para até 200 hóspedes.

Os investidores esperam receber seis milhões de visitantes por ano, sendo dois milhões de estrangeiros. Mais informações estão no site eatalyworld.it.