Cotidiano

?É uma ousadia?, diz Temer sobre uso das Forças Armadas em presídios

INFOCHPDPICT000064388428BRASÍLIA ? O presidente Michel Temer afirmou que há um “drama infernal” nos presídios brasileiros, e elogiou as futuras inspeções das Forças Armadas em prisões estaduais, chamando-as de “ousadia”. Mais de 130 detentos foram brutalmente mortos nas últimas duas semanas. Em cerimônia nesta quarta-feira no Sebrae, que anunciou investimento de R$ 8,2 bilhões para micro e pequenas empresas, Temer defendeu o uso das Forças Armadas, em uma mudança radical de tom.

? Não quero nem mencionar esse caso das penitenciárias, que pela primeira vez, com o drama infernal que ocorre hoje nas penitenciárias do país, tivemos diálogo muito produtivo com o setor de defesa ? declarou Michel Temer, ressaltando a “credibilidade” e “autoridade” dos militares, emendando:

? É uma ousadia, mas que o Brasil necessita e que dá certo.

O anúncio do uso das Forças Armadas em prisões estaduais foi feito ontem, e nesta quarta-feira foi publicado decreto no Diário Oficial. O texto diz que as Forças Armadas poderão agir, por um ano, em “todos os estabelecimentos prisionais brasileiros”, e buscarão por “armas, aparelhos de telefonia móvel, drogas e outros materiais ilícitos ou proibidos”. Como manda a Constituição, os governadores têm de autorizar a entrada dos militares nas carceragens.

Apesar de falar em “ousadia” do governo federal na proposta, há duas semanas o presidente adotava tom oposto: distanciava-se do assunto. Após o primeiro massacre, em Manaus, com 56 presos brutalmente assassinados, Temer ficou quatro dias em silêncio completo e classificou a matança como “acidente”.