Cotidiano

?É preciso olhar Trump em contexto?, diz assessora de relações públicas republicana

IMG_3760.JPGRIO e WASHINGTON ? Republicana e negra, Deana Bass sabe que é exceção nos Estados Unidos. Ela declara, ainda que a contragosto, seu voto no magnata, e reconhece a importância de ter uma família negra na Casa Branca ? apesar de não ser fã do presidente Obama.

Como é ser negra e republicana nos EUA?

Sou republicana minha vida toda. A primeira vez que fiz campanha, aos 12 anos, ajudei a eleger a primeira negra no partido na Câmara de Representantes, pelo distrito de Columbia. Também ajudei a refundar o grupo de universitários republicanos na faculdade. Para mim, é algo muito natural e nada desconfortável. Não separo política da minha fé nem da minha carteira. Acredito muito no mercado de ideias.

Como começou na política?

Fiz Cinema na universidade e, quando procurava trabalho em Hollywood, fui convidada para ser assessora de imprensa do presidente do comitê das Forças Armadas na época. Dali, fui para o Congresso, onde era responsável por elaborar os comunicados da legenda, e passei pelo Comitê Nacional Republicano. Há dez anos abri minha própria empresa na área e fui responsável pela campanha de Ben Carson nas últimas primárias.

E votará em Donald Trump?

Sou republicana, e o fato de Trump dizer coisas desagradáveis não muda isso. Esperava que ele não fosse o indicado pelo partido, mas foi. Na verdade, meu voto é contra Hillary. E não sou a única que pensa assim. Do outro lado, conversei recententemente com uma democrata mais à esquerda da legenda que me disse que votaria em qualquer pessoa para evitar que Trump vencesse. Assim estamos agora neste país.

Mesmo apesar de tudo que ele disse sobre as mulheres?

O que ele disse foi ridículo e é indefensável, não há nada de positivo no que ele falou. E provavelmente ele deve ter feito algumas das coisas de que foi acusado, embora não acredite em todas aquelas denúncias. Mas eu formalmente também acredito que Hillary Clinton fez campanha para silenciar as mulheres que acusaram Bill de assédio sexual, e fez bullying contra elas. Ela é parte da conspiração. A diferença é que ela é muito mais sofisticada do que Trump, a não ser pelo caso dos e-mails. Ela certamente não é tão limpa quanto diz.

Uma pesquisa da Associação Nacional de Editores de Jornais indica que 84% dos eleitores negros acreditam que Trump é racista. Qual a sua opinião?

Acho que nenhum dos dois candidatos é racista. Por que não fizeram a mesma pergunta a Hillary? Não se pode olhar Trump fora de contexto e focar apenas nos seus defeitos. Como uma negra do Sul do país, que nasceu na Georgia, devo dizer que os Clinton vêm fazendo uma ótima campanha sobre como teriam ajudado os negros, mas passaram os últimos 30 anos sem fazer nada por eles. Quando era governador de Arkansas, em 1994, Bill Clinton assinou um ato que aumentou em 25% a prisão dos negros.

Mas quem está concorrendo é Hillary, não Bill…

Sim, mas ela nunca foi uma primeira-dama tradicional, que assava biscoitos ou aparecia na TV incentivando as pessoas a se exercitarem. Ela foi uma das arquitetas do Obamacare. Estava com Bill no avião quando ele fez questão de retornar a Arkansas, mesmo durante a campanha, para supervisionar a execução de Ricky Ray Rector, em 1992, um negro com problemas mentais condenado à pena de morte.

Como a senhora avalia os mandatos de Obama?

Não sou fã de Obama, mas tenho que dizer que é bonito ver uma família negra na Casa Branca. Admito que não é legal dizer isso como uma republicana. Mas é bastante claro que a educação que as crianças negras estão recebendo é outra. Outro dia vi minha sobrinha pintando um desenho de (Ronald) Reagan usando o lápis de cor marrom. Na minha época, os lápis de cor claros eram chamados de ?cor da pele”. Mas não gosto, por exemplo, do Obamacare. Acredito que as pessoas têm direito a um seguro-saúde decente mas sem a interferência do governo. Sou uma mulher de 43 anos que não pretende ter filhos e pago o mesmo que uma de 25 que quer ter. É exorbitante. Não gosto de ideias socialistas. Prefiro a abordagem de Trump neste tema.

Trump tem qualidades?

Repito, sou mais contra Hillary que pró-Trump. Dito isso, gosto do fato de ele ser um homem de negócios bem-sucedido. No caso da imigração, ele se colocou numa situação complicada. Mas a verdade é, sobre este tema, os democratas tentam colocar um band-aid em uma ferida aberta com uma bala. Embora eu discorde de sua ideia de construir um muro, que é ridícula, ele trouxe o assunto à tona.