Cotidiano

É possível curar a enxaqueca

Mais do que uma dor de cabeça severa, a enxaqueca é um mal com muitos sintomas. Inclusive, a dor de cabeça, embora seja o mais conhecido, é apenas um deles. Pessoas com enxaquecas podem sentir náuseas, tonturas, alteração de humor, alteração nos níveis de pressão arterial e sintomas como hipersensibilidade à luz e ao barulho, formigamentos, inchaços da face, sonolência e até fobias e diarreia. É possível enumerar inúmeros fatores. Inclusive a dor de cabeça. Só quem passa por uma crise consegue entender quem está em crise.

Frésia Sá, fisioterapeuta especializada em microfisioterapia, explica: “O mais importante a se dizer, no entanto, é que a enxaqueca é uma doença crônica. Ou seja, ela retorna de tempos em tempos, as crises passam, os remédios ajudam a diminuir e até a fazer desaparecer os sintomas, mas que tendem a voltar por causas muito diversas”.

Exatamente por ter sintomas e causas tão abrangentes, a enxaqueca pode facilmente ser confundida com outras doenças, o que torna mais difícil seu diagnóstico e tratamento, e o que sempre leva ao uso de medicamentos para “conviver” com a dor.

Sergio Bastos Jr, também fisioterapeuta especializado em microfisioterapia, conta que “o uso da técnica pode ajudar a encontrar a causa primeira da enxaqueca, aquela que realmente desencadeou o processo, e, a partir daí incentivar o organismo a livrar-se daquela memória, tratando a doença e seus sintomas, até seu desaparecimento”.

Segundo Fresia e Sergio, o mais importante é desvendar o processo que desencadeia as crises, para então ajudar o próprio corpo a eliminar memórias traumáticas e se livrar de uma vez por todas da enxaqueca.

O que é

A microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que visa tratar a causa da doença e não apenas o sintoma. Capaz de identificar tecidos que perderam sua função e vitalidade normal após eventos agressores ao organismo, a microfisioterapia promove a normalização e a regulação das regiões corporais afetadas.

Complementar à medicina tradicional, a microfisioterapia trata a mente e o corpo como um todo, do mesmo modo que a homeopatia e a medicina tradicional chinesa.

Desenvolvida na França, a microfisioterapia é muito utilizada em países da Europa e da África e atualmente vem se difundindo por todo o mundo. No Brasil, é cada vez mais procurada por seus benefícios e resultados.

A microfisioterapia promove o tratamento por meio de toques específicos sobre a pele, a fim de estimular o sistema nervoso a eliminar esses registros e restabelecer o equilíbrio físico e emocional. Esse processo tem como fundamento quatro princípios elementares: a autocura, a cicatriz patológica, a correção homeopática e a micropalpalção.