Cotidiano

E o frio... Chega quando?

Cascavel – Para os alucinados por frio, e para aqueles que o repudiam, a notícia chamou atenção. Circulou pelas redes sociais a informação de que este seria o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos. O Jornal O Paraná foi atrás e confirmou: que não passa de uma fake news, ou seja, uma notícia falsa.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), instituição oficialmente responsável pelas informações meteorológicas e climatológicas do Brasil, esclareceu que essas notícias não passam de boatos.

Informações disponíveis sobre a próxima estação não mostram anomalias. Isso significa que no oeste do Paraná o comportamento climático do inverno deste ano não vai contar com grandes movimentos de frio intenso. "A maioria dos modelos de previsão de temperaturas para o inverno de 2018 indica que teremos condições dentro da normalidade", informa o Inmet em nota.

O órgão aponta ainda que a notícia divulgada “não possui qualquer fundamento técnico/científico, nenhuma base de estudo de pesquisa climatológica ou de previsão climática".

O Inmet tem um amplo banco de registro histórico climatológico e traz os invernos mais severos que atingiram as Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte e a região aparece em alguns eventos, como os registrados em 2013, quando nevou em cidades paranaenses e em outras tantas houve registro de chuva congelada, casos de Cascavel e Toledo, até a fatídica geada negra que acabou com os cafezais no Estado, em 1975.

O que chama a atenção mesmo é o calor intenso que vem sendo registrado nas últimas semanas. Há mais de um mês desde o início do outono, o frio não deu as caras e os termômetros têm atingido, com facilidade, a casa dos 30ºC, algo que não era frequente nem mesmo durante o verão, um dos mais frios dos últimos anos.

O dia já tem amanhecido com temperaturas na casa dos 20ºC, similares às registradas no verão. Isso tudo porque vigora um bloqueio atmosférico difícil de ser quebrado, que impede, além da chegada de frentes frias, a chuva. O motivo é o fenômeno La Niña mostrando seus efeitos de secura.

Neste mês de abril, os registros indicam menos de 20 milímetros de precipitação no volume global do oeste e esse deve ser o total do período.

Na virada do mês esse bloqueio promete perder força e há expectativa de chuva, mas ocasional e em pancadas isoladas em algumas cidades da região. Suficiente apenas para baixar um pouco as temperaturas. A mínima deverá chegar à casa dos 10ºC e a máxima, 27ºC.

Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), as massas de ar frio deverão ser sentidas a partir da segunda quinzena do mês que vem, trazendo a possibilidade de geadas.

A má notícia vai para os triticultores da região que esperam com ansiedade a chuva, pelo menos 30 milímetros, para começar o plantio da cultura em cerca de 160 mil hectares. O início do ciclo já está atrasado em mais de uma semana. Segundo o ClimaTempo, não há possibilidade de precipitação nesse volume ao menos pelos próximos 15 dias.