Cotidiano

E-mails hackeados detalham agendas de Hillary, Biden e Michelle Obama

TOPSHOT-US-VOTE-DEMOCRATS-CLINTONWASHINGTON ? Hackers publicaram na quinta-feira centenas de e-mails que continham documentos detalhando a agenda e movimentos precisos do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, da primeira-dama, Michelle Obama, e da candidata democrata à presidência, Hillary Clinton, durante os últimos eventos de campanha para arrecadar fundos e eventos políticos oficiais.

As correspondências foram publicadas pelo site DCLeaks.com, que no início deste mês vazou e-mails da conta pessoal de Colin Powell, ex-secretário de Estado, nos quais ele expressou seu desprezo pelo candidato republicano Donald Trump, e desgosto por Hillary.

Os novos e-mails vazados incluem nomes e números de celulares de agentes do Serviço Secreto, planilhas com os nomes e informações pessoais de doadores de campanha, além de apresentações de PowerPoint que mostram os lugares por onde autoridades como o vice-presidente deveriam passar quando chegassem a eventos.

Os hackers também divulgaram o que seria uma imagem digitalizada do passaporte de Michelle Obama, embora a autenticidade da imagem não pôde ser verificada. Apesar de o conteúdo não ter tido autenticidade verificada, governo, agências de Inteligência e o Serviço Secreto investigam o caso.

Os e-mails foram roubados da conta pessoal de Ian Mellul, um funcionário do diretório democrata. Não há indicações de que Mellul, de 22 anos, que estava trabalhando como freelancer para a Casa Branca ou para a campanha de Hillary, tenha feito algo errado.

Mais uma vez, após outros casos de vazamentos, autoridades acreditam que o caso se trate de um ataque hacker ligado à Rússia. Funcionários do governo se recusaram a comentar o uso de conta privada para trocar de mensagens com esse tipo de conteúdo.