Política

E a PEF II?

E a PEF II?

O Governo do Paraná inaugura nesta sexta-feira (11) a ampliação da PEF I (Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu I). O prédio, que fica do outro lado da Avenida Mercúrio, tem capacidade para 500 detentos e, para trabalhar nessa extensão, foram lotados 40 agentes de cadeia contratados sob o regime PSS.

Enquanto isso, ali perto, na PEF II (Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II), 12 policiais penais cumprem plantão para dar conta de 970 presos. Essa situação alarmante vem sendo objeto de inúmeros alertas do SINDARSPEN à SESP (Secretaria de Segurança Pública) e ao DEPEN (Departamento Penitenciário).

Quando inaugurou, em 2008, a PEF II tinha 864 detentos e 177 agentes penitenciários, revezando-se em três equipes. Nos últimos anos, a retirada de servidores da unidade vem sendo frequente a ponto de se chegar a essa absurda quantidade de 12 por plantão.

A falta de policiais penais fragiliza as condições de segurança, colocando em risco a vida de servidores, detentos e de toda a sociedade, diante do aumento de risco de fugas e rebeliões. Além disso, as condições impostas pela pandemia do novo coronavírus exigem cuidados especiais com limpeza e fiscalização das ações sanitárias, aumentando as funções dos servidores que já estão sobrecarregados pela falta de efetivo.

Diante desse quadro, o SINDARSPEN alerta mais uma vez para a urgência da necessidade de realização de concurso público para policial penal e para a adoção de medidas paliativas com a contratação de agentes de cadeia temporários para auxiliar os servidores que trabalham na PEF II.

Fonte: SINDARSPEN – Sindicato dos Policiais Penais do Paraná