Esportes

Dylan Alcott, um campeão paralímpico de tênis e basquete

Não é tão incomum encontrar nos Jogos Paralímpicos atletas que mudaram de esporte. Mas é raro encontrar alguém que tenha sido campeão paralímpico em dois esportes diferentes. Dylan Alcott é um deles. O australiano conseguiu um feito para poucos. Já foi campeão de basquete em cadeira de rodas e de tênis.

Na terça-feira, Dylan conquistou o ouro nas duplas de tênis ao lado de Heath Davidson ao derrotar os americanos Nick Taylor e David Wagner por dois sets a um (4/6, 6/4 e 7/5). Assim, Dylan conquistou o seu segundo ouro paralímpico, mas em esportes diferentes.

Em Pequim-2008, o australiano foi um dos principais nomes da equipe que derrotou o Canadá na final do basquete de cadeira de rodas e conquistou o ouro olímpico. Dylan tinha apenas 17 anos na ocasião.

– É a minha segunda medalha de ouro em meu segundo esporte. Se você tivesse contado para aquela criança na escola que vivia sendo intimidada por causa de sua deficiência… Quando eu tinha oito anos, não havia outra forma. Eu tinha que acreditar – disse Alcott, que nasceu com um tumor na região da medula espinhal, o que o fez ficar paraplégicos.

Além dos dois ouros, o atleta tem ainda uma prata no basquete em cadeira de rodas em Londres-2012. E foi campeão mundial em 2010, em Birmingham, também de basquete.

– Sinto-me o cara mais sortudo do mundo.

ALÉM DE CAMPEÃO, UM RAPPER

E Alcott pode não parar por ai. Nesta quarta-feira, o australiano ainda pode ser campeão de tênis na categoria simples. Ele vai fazer a final do torneio contra o britânico Andy Lapthorne. Assim, ele pode conquistar o terceiro ouro e a quarta medalha paralímpica.

Além de campeão em dois esportes, Alcott ainda outros talentos. Ele também se arrisca como rapper e chegou cantar com Ghostface Killah, do Wu-Tang Clan, em um festival de música em 2014.

Dylan Alcott se arrisca no rap

– Meu irmão Zack, que adora hip hope, me disse: ?Eu vi você ganhar uma medalha de ouro, eu vi você superar sua deficiência, mas sem dúvida (o rap) foi o momento de maior orgulho da minha vida – lembrou Alcott, em entrevista na época ao ?Herald Sun?.