Cotidiano

Duzentos agentes da Força Nacional irão para o Rio Grande do Sul

BRASÍLIA – Cerca de 200 agentes da Força Nacional serão deslocados do esquema de segurança da Olimpíada do Rio para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB), pediu ao presidente interino Michel Temer reforço para a segurança do estado.

Não há prazo para a permanência das tropas no Rio Grande do Sul, e também foi solicitado a Temer apoio para comprar armas, equipamentos, veículos e também para construir um presídio federal em Porto Alegre. É possível que o contingente passe de 200 homens e mulheres da Força Nacional nos próximos dias. Segundo o governador, Temer garantiu apoio “imediato” à segurança no estado.

Nesta quinta-feira, uma mulher foi morta em frente à filha enquanto esperava outro filho sair do colégio. Horas depois, o secretário de segurança pública do estado, Waltui Jancini, pediu demissão. Segundo a secretaria, os latrocínios no Rio Grande do Sul aumentaram 34,8% em seis meses.

Após reunião com Temer no Palácio do Planalto, Sartori admitiu que houve “stress” com o governo federal no Rio Grande do Sul quando tropas do estado foram requisitadas para a segurança da Olimpíada.

? Tivemos algum stress no relacionamento, porque nós não podíamos conceder (os agentes) porque precisávamos ter os policiais militares na rua.

Com o estado em dificuldade financeira, os servidores públicos do Rio Grande do Sul, incluindo os policiais, têm recebido salários parcelados.