Esportes

Durant dá show e EUA conquistam no basquete o último ouro da Rio-2016

Foi um verdadeiro show do “Dream Team” na final. Com uma exibição de gala de Kevin Durant e Carmelo Anthony, os Estados Unidos não deixaram dúvida sobre quem é o mellhor time de basquete do mundo. Diferentemente do que ocorreu na primeira fase, onde venceu a Sérvia por 94 a 91, os americanos sobraram em quadra e venceram a decisão pelo ouro por 96 a 66 sobre os atuais vice-campeões mundiais, garantindo seu 15º ouro em 18 particpações nos Jogos Olímpicos.

Com um show de Kevin Durant, que marcou 30 na vitória sobre a Sérvia por 96 a 66, na tarde deste domingo, na Arena Carioca 1, os astros do basquete masculino americano conquistaram a última medalha de ouro olímpica dos Jogos do Rio. Foi o terceiro ouro consecutivo do time comandado por Mike Krzyzewski, o Coach K, nas últimas três campanhas olímpicas.

Os primeiro minutos até que foram de equilíbrio. Com os Estados Unidos errando da linha de três pontos, os sérvio se mantiveram na frente, mas não conseguiam abrir vantagem por também não estar bem nos arremessos de longe. No fim do quarto, os americanos conseguiram abrir quatro pontos, terminando o período em 19 x 15.

Foi quando Kevin Durant resolveu fazer seu show, com bolas de três pontos, algumas muito antes da linha, e enterradas. Foram 18 pontos no segundo quarto, 24 no primeiro tempo, quase o mesmo que a Sérvia. O resultado do primeiro tempo terminou: 52 a 29. Final do basquete: Estados Unidos x Sérvia

Outro número que mostrava a superioridade americana eram os rebotes: 31 a 12. O pivô DeMarcus Cousins pegou a mesma quantidade que os sérvios: 12, cinco deles na quadra de ataque. Já Bogdan Bogdanovic era o retrato de sua seleção: ele errara até ali todos os seus cinco arremessos de três pontos. No total, o time acertou três de 17 tentativas. Os americanos, seis de 16.

No terceiro quarto, a competitividade chegou ao fim. Com o time sérvio entregue, os Estados Unidos abriram ampla vantagem (chegou a 36 pontos) e terminando o quarto em 79 a 43. No último período, a torcida, até ali calada, resolveu gritar e pediu a entrada de Draymond Green, astro dos Golden State Warriors, e foi atendida. No fim, os jogadores americanos comemoraram muito o sétimo rebote de Carmelo Athony, que se tornou o maior reboteiro americano em Olimpíadas, com 125, passando David Robinson. Além de Durant, os outros destaques do jogo foram Klay Thompson, com 12 pontos, eDeMarcus Cousins, com 13.