Policial

Duas onças pintadas abatidas são encontradas durante Operação da Polícia Ambiental

Duas onças pintadas abatidas foram encontradas durante uma mega operação realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental- Força Verde na sexta-feira (16) e no sábado (17) na região oeste do Paraná.  A operação foi realizada com o intuito de combater crimes ambientais e denominada “Ártêmis ”  que é Deusa grega ligada à vida selvagem e à caça. 

Segundo informações da Polícia Ambiental, no total, 80 policiais ambientais e 21 viaturas nos municípios de Catanduvas, Três Barras do Paraná, Capitão Leônidas Marques e Cascavel participaram da operação. Os oficiais supervisores da operação foram Tenente Maingue e Tenente André.

Foram 38 mandados de busca obtendo como foco grupos especializados (ou quadrilhas especializadas) na prática da caça ilegal de animais silvestres, tráfico de animais, comércio de couro de animais silvestres, comércio de armas e munições, além do comércio da carne de animais silvestres.

ESTATÍSTICAS DA OPERAÇÃO:
Foi apreendida nessa operação uma mini fábrica de armas ilegal em uma das residências vistoriadas, com oito  equipamentos para a produção das mesmas.
Uma máquina para regarga de munição.
Animais abatidos identificados: Saracura, Tatu, Quati, Capivara, Pomba, Gato do Mato, Maracajá, Onça Yaguarundi e duas Onças Pintadas.
Várias armadilhas para caça foram encontrados.
27 armas de fogo foram apreendidas.
4.402 munições foram apreendidas entre intactas e deflagradas.
20 pessoas foram presas. Entre Termo Circunstanciado e flagrantes.
37 pássaros silvestres apreendidos alguns ameaçados em extinção como o “Curió”.
01 motosserra sem documentação foi apreendida.
1 metro cúbico de madeira Angico, 4 metros cúbicos de Araucária foram apreendidos.
4.600 espuletas apreendidas.

 

Essa foi considerada a maior operação contra a caça de animais silvestres realizada pela Polícia Ambiental no estado do Paraná, focou nos infratores que caçavam principalmente no Parque Nacional do Iguaçu e Parque Estadual do Rio Guarani.

Esses materiais apreendidos, juntamente com os presos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Cascavel. 

O Capitão Nilson Figueiredo, comandante da 5ªCia de Polícia Ambiental Força Verde, disse que foram “6” meses de investigação do serviço reservado à fim de que fossem levantados todos os dados, e, que a operação supriu as expectativas, obtendo sucesso. Também salientou que grupos de caça na região oeste e sudoeste do Paraná, que vem prejudicando a fauna local a alguns anos ainda resistem em cometer esse crime, postando muitas vezes em redes sociais seu “troféu”, a “atrocidade” que é um crime ambiental.

A Polícia Ambiental está juntamente com suas equipes “ Selva, Reservado, Aérea e Aquática” em qualquer situação que envolva crimes de qualquer natureza ambiental, deixa um pedido, para que a população não tenha medo e denuncie, “POIS A NATUREZA PERTENCE AINDA AOS QUE ESTÃO POR VIR”.

Qualquer denúncia será tratada com maior sigilo possível e pode ser feita através dos números de telefone (45) 3527-2424 e 181.

Veja também os vídeos dessa operação direto da nossa página do facebook: 

 

Operação Ártemis

Veja detalhes dessa Mega Operação da Polícia Ambiental, que apreendeu além de pássaros silvestres, duas Onças Pintadas abatidas durante a Operação Ártemis no nosso site: http://bit.ly/2FJIoWQ #Policial #OParaná

Posted by O Paraná / Hoje News on Saturday, March 17, 2018

 

 

Operação Ártemis

Veja detalhes dessa Mega Operação da Polícia Ambiental, que apreendeu além de pássaros silvestres, duas Onças Pintadas abatidas durante a Operação Ártemis no nosso site: http://bit.ly/2FJIoWQ #Policial #OParaná

Posted by O Paraná / Hoje News on Saturday, March 17, 2018