Cotidiano

Duas mulheres serão acusadas pelo assassinato de Kim Jong-nam

65483013_This combination of file handout pictures released by the Royal Malaysian Police in Kuala L.jpg

RIO – Duas mulheres, uma vietnamita e outra indonésia, serão julgadas pelo assassinato do meio-irmão de Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, segundo divulgaram autoridades da Malásia nesta terça-feira. Kim Jong-nam foi assassinado com um agente neurotóxico no aeroporto de Kuala Lumpur, capital malásia, no último dia 13. Links Coreia do Norte

? Serão acusadas em um tribunal em virtude do artigo 32 do código penal ? declarou o advogado geral Mohamed Apandi Ali.

As suspeitas foram detidas pouco depois do assassinato e estão sujeitas a pena de morte por enforcamento. Imagens de câmeras de segurança do aeroporto mostram duasm mulheres se aproximando de Kim Jong-nam pelas costas, quando uma delas joga algo no rosto dele. Posteriormente, autoridades identificaram que foi usado o agente químico VX, considerado uma arma de destruição em massa pelas Nações Unidas.

As duas mulheres asseguram que foram enganadas, mas a polícia da Malásia afirma que elas tinham consciência do que faziam.

Uma das suspeitas, a indonésia Siti Aisyah, de 25 anos, explicou que lhe pagaram o equivalente a US$ 90 (cerca de R$ 280) para participar do que ela acreditava ser um programa de TV de pegadinhas.

Segundo esta versão, revelada por um diplomata que teve contato com Aisyah, ela acreditava que estava usando um “óleo para bebê” e não conhecia a outra suspeita, Doan Thi Huong. A vietnamita, de 28 anos, também disse a autoridades que acreditava estar participando de uma pegadinha.