Cotidiano

Duas mulheres são nomeadas na Arábia Saudita para comandar instituições financeiras

AFP ? Duas mulheres sauditas foram nomeadas para comandar importantes instituições financeiras na Arábia Saudita, incluindo a bolsa ? primeiro mercado financeiro árabe ?, apesar das restrições impostas às mulheres nesse país ultraconservador, que é governado por um Islã rigoroso.

O Samba Financial Group anunciou no domingo a chegada de Rania Mahmoud Nashar ao cargo de presidente executiva do banco.

A Arábia Saudita é o único país no mundo que proíbe as mulheres de exercer uma profissão, estudar ou viajar para o exterior, teoricamente elas deveriam ter o consentimento de um familiar (pai, marido ou irmão).

A nova presidente do Samba Financial Group assumiu o cargo três dias depois da nomeação do Conselho de administração da bolsa saudita ?conhecida como Tadawul ? de outra mulher, Sarah al-Suhaimi, que também mantém sua posição como presidente da NCB Capital, unidade de investimento do National Commercial Bank.

Sarah foi, em 2014, a primeira saudita a ser nomeada a frente deste banco de investimentos, segundo a agência Bloomberg News.

Arábia Saudita tenta incentivar o emprego das mulheres, aplicando um amplo programa de reformas para limitar a dependência da economia saudita do petróleo.