Opinião

Drugovich tem fim de semana complicado

Na prova de sábado, com muita chuva, Felipe Drugovich teve problemas nos freios

Spielberg (AUT) JUL 10-12 2020 - Steiermark Grand Prix at the Red Bull Ring. Felipe Drugovich #15 MP Motorsport. © 2020 Diederik van der Laan / Dutch Photo Agency
Spielberg (AUT) JUL 10-12 2020 - Steiermark Grand Prix at the Red Bull Ring. Felipe Drugovich #15 MP Motorsport. © 2020 Diederik van der Laan / Dutch Photo Agency

O Autódromo Red Bull Ring, na Áustria, recebeu a Fórmula 2 pelo segundo fim de semana consecutivo, dando sequência à temporada iniciada tardiamente em função da pandemia do coronavírus e agora utilizando compostos de pneus diferentes dos usados na rodada de estreia.

Com suas duas provas disputadas em condições climáticas bastante diferentes, a segunda etapa da categoria de acesso à Fórmula 1 teve a participação do brasileiro Felipe Drugovich, que, na etapa anterior, havia vencido a corrida do domingo exatamente no fim de semana de estreia na Fórmula 2.

Na primeira corrida, realizada no sábado sob pista bastante molhada – que exigiu uma largada com o safety car à frente do pelotão -, Felipe Drugovich, que compete pela equipe holandesa MP Motorsport, partiu da décima posição e, antes da metade da prova, passou a ter problemas de superaquecimento dos freios.

Com os discos incandescentes, o piloto de Maringá (PR) foi aos boxes para a troca de pneus e para o reparo no sistema de freios. Com o sistema de freios prejudicado, Drugovich voltou à pista, mas não teve condições de lutar por melhores posições, recebendo a bandeirada em 13º, de onde largou para a prova de domingo.

No domingo, com pista seca, Felipe Drugovich ganhou algumas posições nas primeiras voltas, mas, sem condições de repetir o ritmo que o levou à vitória exatamente em sua estreia na Fórmula 2 no domingo passado, terminou novamente em 13º.

“Em resumo, foi um fim de semana de aprendizado. Testamos algumas coisas no treino da sexta-feira, achamos positivo e utilizamos na corrida desse domingo”, explica Felipe Drugovich.

A Fórmula 2 volta à pista já na próxima sexta-feira, quando dará início à terceira etapa da temporada, desta vez no Hungaroring, em Budapeste, na Hungria, novamente como preliminar da Fórmula 1.

O russo Robert Shwartzmann ganhou a prova de sábado e o dinamarquês Christian Lundgaard venceu no domingo.

Os outros brasileiros também tiveram um fim de semana ruim. Pedro Piquet foi 18º no sábado e 14º no domingo. Já Guilherme Samaia chegou em 20º no sábado e 17º no domingo.

 

Campeonato

Mesmo abandonando a prova de domingo, o russo Robert Shwartzmann manteve a liderança do campeonato, com 48 pontos. O dinamarquês Christian Lundgaard e o inglês Callum Illot dividem a vice-liderança, com 43 pontos. Felipe Drugovich caiu de terceiro para oitavo, com 21 pontos. Piquet e Samaia ainda não pontuaram.

 

Stock Car

Em função da pandemia do coronavírus, o governo do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul decidiram manter o autódromo fechado. Por isso, a prova de Stock Car que abriria a temporada de 2020, marcado para o circuito gaúcho, foi cancelada. A opção para a primeira prova do ano passa a ser Goiânia, no dia 26. Se também não for possível, Cascavel volta a ser opção, se a pandemia melhorar.

Fórmula 1

O inglês Lewis Hamilton dominou o GP da Estíria de Fórmula 1, disputado domingo, no Autódromo Red Bull Ring, na Áustria, O piloto da Mercedes  largou na pole position e venceu, liderando de ponta a ponta. O finlandês Valtteri Bottas, companheiro de equipe de Hamilton, conquistou o segundo lugar, ao passo que o belga Max Verstappen, da Red Bull, classificou-se em terceiro. A terceira etapa do Mundial de Fórmula 1 será domingo, com a disputa do GP da Hungria.

Classificação

Com o segundo lugar de domingo, Valtteri Bottas se mantém na liderança do campeonato Mundial de Pilotos, com 43 pontos. Hamilton ocupa a vice-liderança, com 37 pontos, ao passo que Lando Norris, da McLaren, aparece na terceira colocação, com 26 pontos.