Cotidiano

'Drogas mais baratas que chocolate': os momentos inusitados de Trump

USA-TRUMP_-GRT34BVE9.1.jpgWASHINGTON – Fiel ao seu estilo, Donald Trump partiu para o contra-ataque à imprensa e a rivais políticos numa entrevista coletiva na Casa Branca, transformada num verdadeiro palanque de campanha nesta quinta-feira. O evento foi marcado por momentos totalmente inusitados.

Os vazamentos

Trump confirmou que houve vazamentos de informações de dentro da Casa Branca, que eventualmente levaram à renúncia de Michael Flynn, seu conselheiro de segurança nacional. Mas a continuação ficou confusa: Trump

? Os vazamentos são absolutamente reais. A notícia é falsa porque muitas notícias são falsas ? disse ele explicando por que motivo acreditava que Flynn mentiu para seus superiores. ? A coisa é, ele não disse corretamente ao nosso vice-presidente, e então ele disse que não se lembrava… isso simplesmente não era aceitável para mim.

Drogas e chocolate

Em um momento, Trump comparou o preço das drogas com o de barras de chocolate:

? Pedimos ao Departamento de Segurança Interna e ao Departamento de Justiça que coordenassem um plano para destruir os cartéis criminosos que entram nos Estados Unidos com drogas. Nós estamos nos tornando uma nação infestada de drogas. As drogas estão se tornando mais baratas do que barras de chocolate.

Pego na mentira

Trump defendeu diante de dezenas de jornalistas que venceu a eleição “maior margem do colégio Eleitoral desde Ronald Reagan”. O repórter da NBC Peter Alexander questionou o presidente:

? Você disse hoje que teve a maior margem eleitoral desde Ronald Reagan – 304, 306 votos eleitorais. Na verdade, o presidente Obama teve 365 em 2008.

? Bem, eu estou falando sobre republicanos ? disse Trump.

? George H.W. Bush, 426, quando ganhou. Por que os americanos devem confiar…

? Me deram essa informação. Eu acabei de receber, tivemos uma margem muito grande.

? A questão é: por que os americanos devem confiar em você quando você acusa as informações que recebem de falsas, quando você está fornecendo informações que não são precisas?

‘Não estou brigando’

Com tom agressivo contra jornalistas, Trump quis assegurar que não estava sendo agressivo.

? Não estou reclamando e esbravejando.Estou apenas dizendo que vocês são pessoas desonestas ? disse, em crítica aos jornalistas presentes. ? Quero encontrar um repórter simpático ? completou, ao passar para outra pergunta.

Depois, Trump ainda sucedeu um bate-boca que teve com o repórter da CNN Jim Acosta… fazendo piada com o fato de que ele tem o mesmo sobrenome de seu novo indicado para o Departamento de Trabalho, Alex Acosta.

Simpatia antirracismo

Em um momento, Trump respondeu a uma pergunta de um repórter judeu sobre o aumento das ameaças contra organizações judaicas, mas estava tão impaciente com o questionamento sobre se era leal à comunidade que foi grosseiro.

? OK, sente-se. Sente-se. Então. Aqui está a história, pessoal: número um, eu sou a pessoa menos antissemita que vocês já viram em toda sua vida. Número dois, racismo – a pessoa menos racista.

Trump ainda emendou ao acreditar que uma repórter negra seria amiga dos membros negros do Congresso.

? Você vai se reunir com a bancada negra do Congresso? ? questionou April Ryan.

? Eu gostaria. Você quer organizar a reunião? São amigos seus? ? rebateu Trump.