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Dr.consulta: uma revolução no setor da saúde

drconsulta_fachada.jpgA mato-grossense Rosa Maria Pereira tem 47 anos e, por ser portadora de microcistos nos seios, faz exames rotineiros de mamografia, a fim de monitorar o problema. Semana passada, ela agendou o procedimento no Centro Médico Metrô Faria Lima ? Teodoro, da rede dr.consulta ? empresa de impacto social que tem como objetivo oferecer serviços de saúde de alta qualidade ao preço mais acessível possível. Como é enfermeira, Rosa conta que se entusiasmou com o fato de que o exame seria feito em um equipamento digital (de uma marca de reconhecimento mundial, a GE) e, ainda, por um valor abaixo do praticado no mercado.

– O mamógrafo digital é mais confortável que o aparelho convencional e, por oferecer uma melhor resolução, permite visualizar a estrutura das mamas de uma maneira mais precisa – explica ela, acrescentando que, dessa forma, o médico teria recursos para um diagnóstico mais apurado.

– Por trabalhar na área, sei de casos de mulheres que deixam de fazer esse exame tão importante, justamente por causa do desconforto dos equipamentos não digitais – afirma.

Este depoimento ilustra um dos milhares de casos de pacientes que vêm experimentando os efeitos de uma verdadeira revolução no setor da saúde no Brasil, que atende pelo nome de dr.consulta. Milhares, mesmo, já que o dr.consulta realiza cerca de 55 mil atendimentos por mês, com uma rede de 600 médicos. Criada em 2011, com um primeiro centro médico em Heliópolis, na zona sul de São Paulo, é uma rede que, só este ano, em plena crise financeira do país, abriu oito novas unidades, totalizando 20 na capital e na região do ABCD.

– Nossa ideia é ampliar o número de unidades na Grande São Paulo, sempre em locais de fácil acesso e trabalhando com parceiros altamente tecnológicos, como é o caso da GE, e médicos muito capacitados, vinculados a centros de referência – adianta Marcos Fumio, vice-presidente médico da rede.

drconsulta_4.jpgEsqueça aquela ideia de salas de espera abarrotadas, confusão de senhas, gente reclamando, barulho excessivo e atendentes pouco interessados em desempenhar corretamente suas funções. Na rede dr.consulta, o que chama a atenção, logo de cara, é a organização do local. Ao entrar, você encontra um totem onde imprime sua senha, de acordo com o atendimento que pré-agendou (por telefone, pelo site da empresa ou, ainda, por um aplicativo) e espera ter seu nome (e não só o número da senha) exibido no painel, que é acompanhado de um monitor onde são veiculadas dicas para prevenção de doenças. Também é possível ir direto a uma unidade. Em ambos os casos, é só escolher a especialidade da consulta ou exame e fazer um breve cadastro. Detalhe: isso tudo, muitas vezes, pode ser feito no mesmo dia, inclusive no domingo, já que algumas unidades funcionam durante os finais de semana.

– Nossa meta é que, da retirada da senha até a saída, no pós-atendimento, o usuário gaste 56 minutos – reforça Fumio. Ou seja, é atendimento com hora marcada, mesmo. E com tempo para começar e terminar, o que não é comum. Assim, o paciente economiza tempo e recursos.

Mais de 40 especialidades estão disponíveis no dr.consulta, que conta com médicos ligados aos principais hospitais de São Paulo, como Sírio-Libanês e Albert Einstein. Os profissionais são constantemente avaliados e não podem ter nota (dada pelos próprios pacientes, via sms) menor que 9, na média.

– Hoje, a nota dos médicos está em 9,6 e a do atendimento em 9,5 – diz o executivo, que recebe, diariamente, cinco currículos de candidatos.

– Tem fila de espera de profissionais interessados em trabalhar com a gente, o que é muito bom, comenta, acrescentando que o time todo já conta com mais de mil colaboradores. Só conseguimos oferecer um atendimento de qualidade porque, além de trabalhar com profissionais e equipamentos de alto padrão, aprendemos a lidar com estruturas enxutas, processos administrativos sem exageros e uso de tecnologia para garantir a eficiência do sistema – completa Fumio.

drconsulta_38.jpgO preço é outro diferencial. As consultas, que custam entre R$ 60 e R$ 135, podem ser parceladas em até dez vezes, sem cobrança de taxas ou mensalidades. E o dr.consulta oferece também exames e alguns procedimentos cirúrgicos. Com isso, as cerca de 2 milhões de pessoas que perderam seu plano de saúde no último ano e meio, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), – o qual, muitas vezes, é vinculado ao emprego – têm nos serviços da rede uma boa alternativa ao SUS. É o caso da babá Sarah Souza Araújo, de 23 anos. Ela tomou conhecimento do dr.consulta pela internet, fez um agendamento e se surpreendeu com a facilidade para ser atendida.

– Foi muito mais fácil do que eu pensava. Não tem aquela burocracia nem a espera que a gente vê no sistema de um plano de saúde – elogia ela, que, além de passar pela consulta médica, já saiu de lá com exames agendados para dali a poucos dias pela área de pós-consulta. Na rede, é possível agendar com rapidez exames de laboratório ou imagem e consultas em especialidades como ginecologia, oftalmologia, cardiologia, dermatologia e otorrinolaringologia.

Ainda na comparação com os planos de saúde, existe um dado curioso: 20% dos pacientes possuem plano e recorrem ao dr.consulta para ter acesso a um especialista ou procedimento dentro de um prazo mais curto, sem aguardar semanas ou até meses por um horário com um médico ou a realização de um exame. Dependendo do caso, o exame pode ser realizado no mesmo dia da consulta, porque, além dos consultórios, as unidades do dr.consulta têm salas dedicadas a esses e outros procedimentos.

drconsulta_72.jpgTodo o sistema da rede é digital, o que influencia não só no atendimento, já que o agendamento é controlado por um sofisticado conjunto de algoritmos similar ao utilizado pelas companhias aéreas, para não haver gargalos no embarque de passageiros nos aeroportos, como no armazenamento de dados.

– Aqui, o prontuário é eletrônico. Assim, a cada consulta, o paciente não precisa contar seu histórico para o médico, porque ele tem à disposição a ficha do paciente. Isso se traduz em economia de tempo que, então, é dedicado ao atendimento, suprimindo uma queixa comum na saúde brasileira, a de que muitos médicos mal têm tempo de olhar nos olhos do paciente – comenta Marcos Fumio. Outra boa notícia é que essas informações já estão sendo usadas para monitorar o estado de saúde das pessoas, a médio e longo prazo, gerando ações de prevenção de doenças.

– Não somos um pronto-socorro nem um plano de saúde. Nosso propósito é que o médico faça um atendimento ao longo da vida do paciente, e não só episódico, olhando pelo seu bem-estar de forma geral – observa o executivo.

No fim das contas, como se pode ver, não tem mistério. O dr.consulta é uma prova de que serviços médicos de qualidade podem estar ao alcance de todos, desafiando a ideia de que o acesso à saúde qualificada é algo caro ou inatingível no país.