Cotidiano

Doze municípios do Paraná alcançam 100% de mesários voluntários

Assis Chateaubriand está até emprestando mesários para as zonas eleitorais vizinhas

Doze municípios do Paraná alcançam 100% de mesários voluntários

O objetivo do programa Mesário Voluntário da Justiça Eleitoral é incentivar a adesão de eleitores nas eleições através de ações e benefícios oferecidos aos candidatos às funções desde 2004. Entre as bonificações estão a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário; auxílio alimentação para o dia da eleição, vantagem em critério de desempate em concursos públicos e isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo poder público estadual caso esteja previsto em edital e os estudantes universitários que se inscreverem recebem, além dos benefícios, 30 horas extracurriculares para cada turno da eleição.

Neste ano 115 mil mesários vão atuar em 186 zonas e quase 22 mil seções eleitorais em todo o Estado.

Mesmo com a pandemia, o Paraná recebeu mais de 85 mil inscrições,  número  quatro vezes a quantidade registrada nas eleições de 2018, quando 20 mil voluntários se ofereceram voluntariamente para trabalhar, um recorde na história do TRE-PR.

Atualmente 8,1 milhões de eleitores aptos a votar no estado em 15 de novembro, em primeiro turno, e 29 de novembro, onde houver segundo turno. Cinco cidades do Paraná possuem mais de 200 mil eleitores e poderão ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

Caso haja o segundo turno, os mesários desses municípios também deverão atuar no segundo dia de votação.

Andirá, Carlópolis, Cambará, Campo Largo, Clevelândia, Guaira, Ibaiti, Ibiporã, Pinhais e Toledo alcançaram a marca de 100% de mesários voluntários para as eleições municipais de 2020. A cidade de Santo Antônio do Sudoeste também terá  100% de mesários voluntários nestas eleições. Foram 344 cidadãos que se ofereceram para atuar durante as votações para os cargos de prefeito e vereador deste ano. Ao todo, são aproximadamente 14 mil eleitores aptos a votar no município.

Emprestando mesários

A situação na 113ª Zona Eleitoral de Assis Chateaubriand é inédita. Após um intenso trabalho de divulgação nas redes sociais e da adesão ao Projeto Universidade Amiga, o cartório que sofria com a falta de mesários conseguiu reverter a situação e está  emprestando voluntários para as zonas eleitorais vizinhas. De acordo com o chefe do cartório de Assis Chateaubriand, Rodrigo Torres, o solicitante deverá providenciar o transporte para que os colaboradores possam se deslocar para os locais de votação. “Não apenas temos 100% dos mesários voluntários, mas também todas as outras funções auxiliares preenchidas com voluntários: secretário de prédio, auxiliar de justiça e coordenador de acessibilidade”, conta Torres. O município possui 17 locais de votação e 62 seções, nas quais atuam 248 mesários.

Mesmo com o número recorde de inscritos, o TRE incentiva a inscrição de mais voluntários pelo site do tribunal ou aplicativo e-Título, para possíveis substituições, cadastro de reservas e equipe de apoio que devem atuar também como  colaboradores nos  locais de votação orientando eleitores com informações, ajuda na higienização e no distanciamento por causa do coronavírus.