Cotidiano

Doutora Ada faz palestra em Toledo

Recentemente, ela lançou o livro Ensaio sobre a processibilidade. Mais informações pelo telefone 9826-5052

Toledo – A doutora Ada Pellegrini Grinover estará em Toledo nesta quarta-feira. Ela virá à cidade para proferir a palestra Controle jurisdicional de políticas públicas. Será às 20h, no Teatro Municipal, com entrada franca. Doutora Ada tem vários títulos e honrarias no currículo. Recentemente, ela lançou o livro Ensaio sobre a processibilidade. Mais informações pelo telefone 9826-5052.

Ada é professora titular senior na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi Pró-Reitora de Graduação da USP, é doutora Honoris causa pela Universidade de Milão. Ela recebeu o Prêmio Redenti da Universidade de Bolonha e é Presidente Honorária de Institutos estrangeiros e brasileiros. Presidente do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais e do Conselho da Camital – Câmara de Mediação e Arbitragem da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.

Membro de diversas Academias, ela fundou e dirigiu a Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Participou de inúmeros congressos internacionais e nacionais. Tem numerosos ensaios publicados, inclusive na Europa e na América Latina. Publicou mais de 40 livros jurídicos. Foi a vencedora do Prêmio Jabuti 2015 pela obra Direitos Humanos das pessoas em situação de rua (coord.) Presidiu e coordenou Comissões que apresentaram diversos Anteprojetos convertidos em leis.

Mulher jurista do ano

A doutora Ada foi agraciada com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Ela recebeu o título de Mulher jurista do ano, da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica. E foram-lhe dedicados diversos eventos científicos e livros, esses também estrangeiros. Salas de aulas e seminários em diversas instituições brasileiras levam seu nome. O nome dela foi dado também ao Prêmio Anual Ada Pellegrini Grinover para a melhor monografia no campo do Direito do Consumidor.

Em novembro de 2004 foram publicados os Estudos em homenagem à Professora Ada Pellegrini Grinover e em 2010, em sua homenagem, a coletânea Em defesa de um novo sistema de processos coletivos. Foram organizadas e realizadas, em sua homenagem, as Jornadas Iberoamericanas de Derecho Procesal e as Jornadas Brasileiras de Direito Processual (2016).

Ada recebeu, do governo italiano, o prêmio Presenza Italiana nel Mondo e a Comenda de Ufficiale. Éla é Acadêmica da Academia Paulista de Letras e já publicou cinco livros literários.